Profissionais da saúde de Botucatu e região participam de workshop sobre pé diabético

A partir deste evento foram estabelecidas normas de atendimento, com avaliações específicas sobre sensibilidade

da Prefeitura de Botucatu

Profissionais da área da saúde participaram de um workshop no último sábado, 08, sobre pés diabéticos. O evento foi realizado através de uma parceria entre Secretaria Municipal de Saúde, Fundação UNI, Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), Ambulatório de Endocrinologia da Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu e Associação Botucatuense de Assistência ao Diabético (ABAD).

O workshop contou com a participação de 50 profissionais, entre técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos e fisioterapeutas e teve como objetivo capacitar sobre os cuidados com pacientes diabéticos, através de teoria e prática.

“No dia a dia, muitas vezes os profissionais se esquecem de ter cuidados específicos com os diabéticos, principalmente com os pés. Então foram passadas algumas diretrizes, que quando colocadas em prática, contribuem com a prevenção de úlceras e com isso diminuem as chances de amputações em decorrência a falta de cuidado”, afirmou Maria Cristina Heinzle Machado, enfermeira do setor de educação da Secretaria Municipal de Saúde de Botucatu.

Este foi o primeiro workshop sobre pés diabéticos realizados em Botucatu e a partir deste evento foram estabelecidas normas de atendimento, com avaliações específicas sobre sensibilidade, que serão adotadas pela rede pública e particular.

“Queremos implementar as ações passadas durante o treinamento prático, para ter resultados positivos, principalmente com pacientes que já apresentam ferimentos mais sérios”, completou Maria Cristina.

 

Deixe um comentário