Farmácia Popular encerra atividades nesta segunda-feira (31); segundo Prefeitura população não será afetada
Em Botucatu, a Farmácia Popular disponibilizava 112 medicamentos de forma gratuita ou com baixo custo
da Redação com Prefeitura de Botucatu
A partir desta segunda-feira, 31, a unidade de Botucatu do programa Farmácia Popular, já não atende mais ao público. O posto, que funcionava desde 2005 na Rua General Telles, foi permanentemente fechado pela Prefeitura Municipal após mudanças e reduções de repasse de verbas pelo governo federal. Em Botucatu, a Farmácia Popular disponibilizava 112 medicamentos de forma gratuita ou com baixo custo.
Decisão já havia sido confirmada, em junho, pelo secretário da Saúde, André Spadaro. Segundo o gestor, “a baixa demanda aliada a problemas de fornecimento por parte da Fiocruz e, o custo para a manutenção da unidade”, foram os fatores preponderantes para o encerramento das atividades da unidade local.
Spadaro, também frisou que o programa não sofrerá impactos significativos em Botucatu, já que os medicamentos que seriam disponibilizados na unidade do Farmácia Popular poderão ser encontrados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou em farmácias da rede privada conveniadas pelo programa “Aqui tem Farmácia Popular”.
“As mudanças com o fechamento da Farmácia Popular não vão afetar a população. O fornecimento de medicamentos que a Farmácia Popular realizava, se comparado ao que a Rede Municipal de Saúde faz, é bastante pequeno, com baixo volume de dispensação. Sem a verba de custeio do Governo Federal, a manutenção desta unidade é economicamente inviável. A demanda será em sua maioria absorvida com tranquilidade pelas farmácias dos postos de saúde”, afirma o Secretário Municipal de Saúde, André Spadaro.
Dos 11 remédios que tinham maior demanda na Farmácia Popular, 6 são distribuídos regularmente pela Rede Municipal e os outros 5 são encontrados na rede conveniada ou fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde através de solicitação. Ou seja, a população não será desfalcada de qualquer medicação pelo fechamento da Farmácia Popular.
A lista de medicamentos que eram distribuídas pela Farmácia Popular e que estarão disponíveis na Rede Municipal ou em redes conveniadas pode ser acessada através do link: http://www.botucatu.sp.gov.br/images//tabela_remedios_001.pdf
Redes Conveniadas no Município
Botucatu conta com 13 farmácias conveniadas ao Programa “Aqui tem Farmácia Popular” e que continuarão a oferecer medicamentos gratuitos ou com custo reduzido. São elas: Drogaria Aparecida (Rua Major Matheus), Drogal (unidades nas Ruas Major Matheus e Amando de Barros, e Avenidas Dom Lúcio e Vital Brasil), Drogalíder (Rua Nossa Senhora Aparecida), Drogaria São Paulo (unidades na Rua Major Matheus e Avenida Dom Lúcio), Drogasil (unidades na Rua Amando de Barros e Avenida Dom Lúcio), Farmácia São Bento (unidades na Avenida Conde Serra Negra e Rua Amando de Barros) e MultiDrogas (Avenida Vital Brasil).
Leia Mais: