Câmara Municipal investe em sistema de captação e reuso da água da chuva

Equipamento possui capacidade para armazenar 500 litros e todo conteúdo será utilizado para a limpeza interna e externa

da Câmara de Botucatu

Desde o início de setembro, o Poder Legislativo investiu na aquisição de um sistema de captação e reuso de água pluvial. O equipamento possui capacidade para armazenar 500 litros e todo conteúdo será utilizado para a limpeza interna e externa do prédio.

O equipamento adquirido pela Câmara Municipal é considerado uma das mais eficazes alternativas para economia de água. Seu funcionamento ocorre com a água da chuva sendo levada pelas calhas a um filtro, que elimina mecanicamente impurezas, como folhas ou pedaços de galhos. Um freio d’água impede que a entrada de água agite seu conteúdo e suspenda partículas sólidas depositadas no fundo.

Para o presidente do Poder Legislativo, a alternativa destaca o compromisso ambiental da Casa. “Há pouco tempo o vereador Sargento Laudo sugeriu a aplicação desse sistema em prédios da Prefeitura e baseado nisso e ciente do meu compromisso com a preservação ambiental, adotei a medida para a Câmara Municipal”, explica. “Mais importante do que a expressiva economia financeira é o sentimento de que estamos fazendo nossa parte dentro do que é possível”, conclui Izaias Colino.

Segundo relatório da Organização das Nações Unidas feito em 2015, a escassez de água afetará dois terços da população mundial em 2050. Ou seja, trabalho e dedicação serão necessários para garantir água potável e segurança alimentar para todos e o armazenamento e reuso da água das chuvas vem se consolidando como a principal alternativa capaz de amenizar parte do consumo desenfreado da mesma.

error: Este conteúdo é protegido contra cópia!