ITE de Botucatu receberá jornada de Engenharia de Produção

Serão oferecidos ainda espaços para que empresas de tecnologia da região apresentem seus produtos

da Assessoria

Ela chegou para ficar. Em sua primeira edição, a Jornada de Engenharia de Produção  da Faculdade Iteana de Botucatu (ITE) é um evento que será organizado anualmente pelos alunos do curso de Engenharia de Produção com o objetivo de promover a interação entre alunos, professores e sociedade, contribuindo com a disseminação e compartilhamento de conhecimento tecnológico e social entre os participantes.

Este ano, com o tema “Indústria 4.0”, o evento acontece nos dias 31 de outubro e 1 de novembro. Serão oferecidas palestras e oficinas, exposições e apresentações de trabalhos, stands de empresas, apresentações culturais e praça de alimentação. O evento é aberto e gratuito. 

Segundo o professor e coordenador do curso de Engenharia de Produção da ITE, Rodrigo Guarnetti, Indústria 4.0 é um conjunto de tecnologias baseadas nos conceitos e nas respectivas interações entre os sistemas Cyber-Físicos, a Internet das Coisas e o Big Data, contribuindo com uma visão mais abrangente dos sistemas de produção, facilitando as tomadas de decisões por humanos em uma fábrica inteligente.

“O conceito de indústria 4.0 começou a ser implantado a partir de 2013, originado a partir de um projeto do governo da Alemanha voltado para novas estratégias que aliam tecnologia e meios de produção”, destaca.

Ainda segundo o coordenador, o fundamento básico dessa nova concepção mostra que as fábricas que conectam máquinas e sistemas têm capacidade e autonomia para agendar manutenções, prever falhas em processos e se adaptar a mudanças inesperadas que ocorrem nas etapas de produção.

Durante o evento, alguns equipamentos como uma impressora 3D, robôs, projetos dos alunos e equipamento do laboratório de física ficarão expostos no pátio onde serão realizados experimentos e demonstrações.

Serão oferecidos ainda espaços para que empresas de tecnologia da região apresentem seus produtos no sentido de proporcionar integração entre o meio acadêmico e empresarial no evento.

Portas abertas

Paralelo ao evento, alunos de rede pública e privada das escolas de Botucatu visitarão as instalações da ITE e terão as suas dúvidas profissionais sanadas por professores e alunos da casa.

error: Este conteúdo é protegido contra cópia!