Projeto “Biomas da Cuesta” realiza o 1º Passeio Ecológico
A formação visa fomentar ações locais que tragam soluções sustentáveis, promovidas pela comunidade local
da Assessoria
No último sábado, dia 09 de Dezembro, integrantes do Grupo Laudato Si’ da Cáritas Arquidiocesana de Botucatu, realizaram o 1º Passeio Ecológico no município de Botucatu. O grupo contou com a parceria voluntária do ASA – Aracatu na Sala de Aula (projeto de educação socioambiental desenvolvido pela Associação dos Amigos do Vale do Aracatu – AAVA) que elaborou o roteiro ecopedagógico do passeio e a cartilha informativa.
O passeio está integrado no Projeto “Biomas da Cuesta – Conhecer Para Preservar” , que tem como objetivo a formação e a capacitação de lideranças pastorais e de movimentos comunitários ligados à Igreja Católica, trata da importância ecológica da Cuesta e aborda os problemas socioambientais que comprometem a sua preservação.
A formação visa fomentar ações locais que tragam soluções sustentáveis, promovidas pela comunidade local.
O projeto está em consonância com a Campanha da Fraternidade 2017 – “Fraternidade Biomas Brasileiros e Defesa da Vida”, com as diretrizes da Encíclica Laudato Si’ e contou com o incentivo do Arcebispo Dom Maurício e demais Párocos, e com o apoio financeiro do Fundo Arquidiocesano de Solidariedade.
“A vivência in loco, a compreensão dos problemas ambientais, a observação das diferentes paisagens urbanas, e a identificação do bioma local foram de extrema importância. A aula prática que recebemos nesta manhã foi inspiradora e demonstrou a nossa realidade. Os jovens que participaram estavam muito interessados. E o passeio, atingiu o objetivo: “conhecer para preservar e cuidar” comentaram Ivanira e Marilda, integrantes do Grupo Laudato Si’ e representantes da Cáritas.
Para Fillipe Martins, do ASA / AAVA, “o interesse das comunidades paroquiais na busca pelo entendimento da importância ecológica e dos problemas socioambientais do município são cruciais para a conservação da “Casa Comum”. Com o empoderamento das comunidades a cidade, o meio ambiente, a “Casa Comum” só tem a ganhar, pois as decisões sobre a cidade tornar-se-ão mais responsáveis, sustentáveis e democráticas.
E, através da educação socioambiental in loco, iniciamos o processo de restauração da relação de interdependência entre o ser humano e o meio ambiente, concordando assim com a Encíclica Laudato Si’ que trata a ecologia de maneira integral”.
No próximo sábado, dia 16 de Dezembro, será realizado o 2º Passeio Ecológico, com transporte gratuito e lanche comunitário. O ponto de encontro é na Catedral, às 8 horas. Para maiores informações entrar em contato com Ivanira: 998176773 / Marilda: 997080114.