Doutoranda da Unesp de Botucatu ministra curso na Colômbia

Laís passou o ano de 2017 cursando seu doutorado sanduíche na Universidade de Parma, na Itália

da Assessoria da FMVZ

Laís Melício Cintra Bueno, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp, câmpus de Botucatu, ministrou, de 18 a 22 de dezembro de 2017, um curso teórico-prático de Ressonância Magnética em Equinos, na Universidade CES (Corporación para estudios en la salud), em Medelín, na Colômbia.

Durante o curso, ministrado para docentes do Centro de Veterinária y Zootecnia da Universidade CES, aconteceu o primeiro exame de ressonância magnética em equinos realizado na Colômbia. O fato mereceu atenção da mídia do país. Confira reportagem aqui.

Graduada em Medicina Veterinária pela FMVZ em 2012, Laís fez seu mestrado com ressonância magnética e continua a trabalhar com o tema em seu doutorado, sob orientação da professora Vânia Maria de Vasconcelos Machado, do Departamento de Reprodução Animal e Radiologia Veterinária. Ela está, portanto, desde o início da implantação do serviço de ressonância magnética para grandes animais na FMVZ, em 2013.

O convite para ministrar o curso em Medelin foi uma surpresa, mas também foi fruto da formação e da experiência que Laís adquiriu ao longo dos anos. Em 2016, ela realizou uma especialização em ressonância magnética em Buenos Aires, com o médico veterinário argentino Daniel Farfalini. Passou o ano de 2017 cursando seu doutorado sanduíche na Universidade de Parma, na Itália.

Laís havia chegado ao Brasil há dez dias quando recebeu o convite da representação colombiana da empresa Esaote, fabricante de aparelhos de ressonância magnética, para ministrar o curso na Universidade CES. Ela foi indicada para o trabalho pelo próprio Daniel Farfalini.

“Foi um desafio muito grande. Tive poucos dias para me preparar, mas a professora Vânia me ajudou muito. Eu nunca tinha ministrado um curso no exterior, ainda mais para um público especializado, formado apenas por docentes. Foi uma maneira de transmitir o conhecimento que a FMVZ me deu”, resume Laís. “O treinamento ministrado por Laís demonstra a significativa capacitação teórica e prática dos pós-graduandos da FMVZ para atuação no mercado de trabalho e é importante pela divulgação acadêmica e científica de nossa Instituição”, comenta a professora Vânia.

Laís ressaltou que foi muito bem recebida pelos colegas colombianos. “Fui muito bem recebida e percebi o quanto a FMVZ é referência lá fora. Eles conheciam nossa instituição, sabiam da sua importância no Brasil. Além disso, foi muito bom fazer os contatos. Ao final do curso, tive um retorno muito positivo por parte dos participantes do curso e dos representantes da empresa. Foi uma experiência muito rica”.