Corinthians e São Paulo fazem o primeiro clássico do ano pelo Paulistão
No Paulistão são 177 jogos com vantagem à equipe alvinegra. São 63 vitórias corintianas contra 57 são-paulinas
da FPF
Neste sábado, às 17h, no estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, acontece o primeiro clássico do Paulistão Itaipava 2018. Líderes dos Grupos A e B, respectivamente, Corinthians e São Paulo se enfrentam no primeiro encontro entre os principais clubes e maiores vencedores do Estado.
Ainda sem poder contar com sua Arena em função da troca de gramado, o Corinthians revive os tempos idos no estádio do Pacaembu. Neste Paulistão venceu o São Caetano (4×0) e a Ferroviária (2×1), porém foi derrotado por 1 a 0 pela Ponte Preta na estreia.
Para o primeiro clássico do ano, o técnico Fabio Carille deve ter força máxima, uma vez que poupou boa parte do time titular no último compromisso diante da equipe de Araraquara. Com isso, Jadson, Rodriguinho, Clayson e Romero, devem voltar à equipe e formar a linha de frente com Jr Dutra na vaga de Kazim.
Com seis pontos, o time do Parque São Jorge lidera o embolado Grupo A. Isso por que em segundo está o Bragantino, com a mesma pontuação, seguido do Ituano com cinco e do Linense com três.
Após desencantar neste início de temporada ao balançar as redes pela primeira vez na vitória por 2 a 0 diante do Mirassol, o São Paulo do técnico Dorival Júnior persegue maior tranquilidade para trabalhar a equipe para toda a temporada. Antes de vencer a equipe mirassolense, o time do Morumbi havia sido derrotado pelo São Bento (2×0) e empatado sem gols com o Novorizontino.
Sem o meia peruano Cueva, que não foi relacionado para o clássico, o treinador são-paulino deve apostar na experiência de Diego Souza e na velocidade de Marcos Guilherme e outros meninos para surpreender o rival que atua em casa neste sábado.
Líder do Grupo B com quatro pontos, o São Paulo pode -assim como o Corinthians- perder uma vaga entre os classificáveis à próxima fase, em caso de derrota. Ponte Preta e São Caetano com três pontos; e o Santo André com dois ameaçam o tricolor paulista.
Histórico no Paulista
Rivais históricos do futebol brasileiro, Corinthians e São Paulo tem a alcunha de ‘Choque-Rei’ pela importância do confronto. No Paulistão são 177 jogos com vantagem à equipe alvinegra. São 63 vitórias corintianas contra 57 são-paulinas, além de 57 empates.
7 decisões
Em sete ocasiões, os rivais se enfrentaram em uma decisão de Campeonato Paulista. No total, o Corinthians levantou o troféu em quatro ocasiões, contra três do São Paulo.
O time alvinegro levou o bicampeonato de 1982 e 1983 sobre o rival, além dos títulos de 1997 e o de 2003, último disputado entre eles. Já o São Paulo levou a melhor em 1987, 1991 e 1998.
Ficha Técnica
Corinthians x São Paulo
Local: Estádio do Pacaembu;
Data e hora: sábado, 27, às 17h;
Árbitro: Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza;
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli e Luiz Alberto Andrini Nogueira;
Quarto árbitro: Jose Claudio Rocha Filho;
Corinthians: Cássio; Fagner, Balbuena, Pedro Henrique e Juninho Capixaba; Gabriel, Rodriguinho e Jadson; Romero, Clayson e Jr Dutra.
Técnico: Fabio Carille.
São Paulo: Sidão; Éder Militão, Rodrigo Caio, Anderson Martins e Edimar; Jucilei, Petros e Shaylon; Brenner, Marcos Guilherme e Diego Souza.
Técnico: Dorival Júnior.