Com Lucas Lima, Palmeiras recebe o Santos para o clássico da rodada
Na história do Paulistão, o time do Parque Antártica leva vantagem sobre o da Baixada Santista
da FPF
No segundo clássico do Paulistão Itaipava 2018, Palmeiras e Santos escrevem novo capítulo da rivalidade paulista mais latente nestas últimas temporadas, quando se enfrentam neste domingo, às 17h, no Allianz Parque. O jogo, válido pela quinta rodada do torneio estadual tem como grande personagem o meia Lucas Lima, que pela primeira vez enfrenta seu ex-clube, o Santos, vestindo a camisa palmeirense.
Desde 2015, Palmeiras e Santos acirraram uma rivalidade histórica, que remonta aos anos 20, quando o time alviverde ainda era Palestra Itália. Finalistas do Paulistão e da Copa do Brasil daquele ano, dividiram também as primeiras posições do Brasileiro de 2016. No epicentro dos históricos clássicos destes últimos anos estava o meia Lucas Lima, na maior parte do tempo com a camisa 20 santista, provocando os palmeirenses.

Desta vez, Lucas estará do outro lado. Após quatro anos defendendo o time da Vila Belmiro, o meia mudou de ares e é a esperança para comandar o meio de campo de uma equipe forjada para ganhar títulos, com um dos maiores investimentos do Brasil nas últimas temporadas.
Lucas Lima e rivalidade à parte, o confronto deste domingo opões equipes com inícios diferentes neste Paulistão Itaipava. Enquanto os donos da casa correspondem às expectativas e lideram o Grupo C com 100% de aproveitamento, o Santos patina, com sete pontos de 12 disputados. Embora também lidere a sua chave, a D, pode até deixar a zona de classificação à fase seguinte em caso de derrota no domingo e vitórias de Botafogo e Re Bull Brasil na rodada.

Além disso, o time da Vila Belmiro sobre com desfalques, em especial no setor ofensivo, já que não pode contar com Bruno Henrique e Vitor Bueno, recuperando-se de lesões, além de Gabriel, recém contratado e que não tem garantida sua escalação, embora esteja à disposição. O Palmeiras, por sua vez, ainda não conta com boa parte de sua defesa titular. Luan, Edu Dracena e Diogo Barbosa, prováveis titulares, ainda não atuaram este ano.
Vantagem verde
Na história do Paulistão, o time do Parque Antártica leva vantagem sobre o da Baixada Santista. Ao todo são 186 jogos com 90 vitórias palmeirenses, 53 santistas e 43 empates.
Duas decisões
De forma direta, os rivais se enfrentaram em apenas duas decisões na história do campeonato paulista. A primeira, em 1959, quando o torneio não previa final, porém, foram realizados três jogos-desempate ao término da competição. O Palmeiras levou a melhor nessa disputa.
Décadas mais tarde, em 2015, novo reencontro na decisão. Desta vez, após duas partidas tensas, a decisão aconteceu nos pênaltis com o Santos vencendo a disputa na Vila Belmiro.
Ficha Técnica
Palmeiras x Santos
Local: Allianz Parque
Data: 4 de fevereiro de
Hora: 17h
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho e Daniel Luis Marques
Quarto árbitro: Thiago Luis Scarascati
Palmeiras: Jaílson; Marcos Rocha, Thiago Martins, Antônio Carlos e Victor Luís; Felipe Melo, Tchê Tchê e Lucas Lima; Dudu, Willian e Borja.
Técnico: Roger Machado.
Santos: Vanderlei; Daniel Guedes, Luiz Felipe, David Braz e Caju; Alison, Renato e Vecchio; Copete, Arthur Gomes e Eduardo Sasha.
Técnico: Jair Ventura.

