Unesp de Botucatu recepciona os ingressantes de 2018

Cada unidade também terá um dia de recepção específico para seus ingressantes

da Assessoria

As quatro unidades da Unesp em Botucatu receberam de maneira unificada os calouros de seus cursos de graduação, na manhã de 26 de fevereiro, no Anfiteatro Casa da Arte, em Rubião Jr.

A mesa da solenidade de recepção foi formada pelos professores: Celso Antonio Rodrigues, diretor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) e presidente do Grupo Administrativo do Câmpus (GAC); Carlos Frederico Wilcken, diretor da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA); Luiz Fernando Rolim de Almeida, vice-diretor do Instituto de Biociências (IB); Maria Cristina Pereira Lima, vice-diretora da Faculdade de Medicina (FM); Luis Antonio Justulin Junior, presidente da Comissão de Recepção e Valdir Gonzales Paixão Junior, secretário de Educação de Botucatu, representando o prefeito Mario Pardini, além da estudante Luiza Catapani, representante discente da Comissão de Recepção.

A solenidade teve início com as boas vindas dadas aos ingressantes pelas autoridades que integraram a mesa. “Vocês são vencedores. Passaram pelo crivo importante do vestibular. Agora se inicia uma nova etapa. O que esperamos de vocês é que tenham dedicação e atitude, pois essa é uma universidade que oferece muitas oportunidades. Desejo que a partir de hoje vocês tenham uma vida universitária muito boa. Façam tudo com moderação e terão sucesso. Tenho certeza que esse período aqui na Unesp de Botucatu será inesquecível e irá marcar a vida de vocês para sempre”, disse o professor Wilcken, da FCA.

O secretário municipal de Educação, professor Valdir Paixão, que também é docente da Unesp, saudou os ingressantes e falou sobre a cidade de Botucatu. “Quero dar as boas vindas a todos. Me sinto muito feliz em estar aqui hoje. Sejam muito bem vindos a essa cidade. Vocês trazem seus sonhos, expectativas, mas também suas ansiedades, tensões e medos. Mas saibam que Botucatu é uma cidade muito pacata e acolhedora, de gente que abraça quem chega e que, certamente, está muito feliz pela chegada de vocês”.

O professor Celso Rodrigues, diretor da FMVZ e presidente do GAC, fez questão de agradecer a Comissão de Recepção, parabenizar os ingressantes e seus pais. Ele deu as boas vindas aos novos alunos. “A força da Unesp de Botucatu vem dos nossos estudantes. Mais do que formar profissionais a Unesp deve formar cidadãos de bem. É importante que vocês aprofundem seus desejos, seus conceitos e seus valores de cidadania, especialmente nesse momento que vivemos hoje no Brasil. Cumpram suas obrigações durante esse período universitário, aperfeiçoem os seus valores e aprendam o que temos para lhes ensinar. Aproveitem essa cidade maravilhosa e façam a sua história. Boa sorte e sucesso”.

Após a exibição de um vídeo de boas-vindas aos ingressantes com falas do reitor da Unesp, Sandro Roberto Valentini; da pró-reitora de Graduação, Gladis Massini-Cagliari; e de Juarez Xavier, assessor da pró-reitoria de Extensão Universitária, aconteceram as apresentações da Comissão de Recepção e da equipe da Biblioteca do Câmpus.

Após o cofee-break, a professora Maria Cristina Pereira Lima, fez uma palestra abordando vários aspectos da vida universitária, como a saída da casa dos pais, ansiedade, sexualidade, a importância do ensino, da pesquisa e da extensão, a universidade como espaço de reflexão, construção da cidadania e luta por direitos. A professora também tratou da questão do trote e da crise pela qual passam as universidades públicas. Ao concluir ela desejou aos novos alunos: “Que vocês sejam felizes, consigam se cuidar física e emocionalmente e que nos ajudem a transformar a universidade e a sociedade num espaço mais colorido e menos desigual. Desejamos que a Unesp seja para vocês um espaço de vida, de troca de subjetividades e de encontro. Sejam bem vindos. Parabéns a todos e obrigado por terem escolhidos a Unesp”.

A programação do primeiro dia de recepção teve sequência com uma palestra da equipe do Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais, uma almoço de confraternização e oficinas voltadas para temas diversos como Defesa Pessoal,  Teatro de Improviso, Dança, Meditação, Reiki, Yoga, Desenho, Origami, entre outros.

A programação unificada continua no dia 27 de fevereiro, com grupos de discussão, gincana interativa e uma Feira de Projetos Acadêmicos. Cada unidade também terá um dia de recepção específico para seus ingressantes.

error: Este conteúdo é protegido contra cópia!