Doria vence prévias do PSDB para governo do Estado em Botucatu
No total, foram 141 filiados que votaram. O PSDB governa São Paulo desde 1994
da Redação
O prefeito de São Paulo, João Doria venceu as prévias do PSDB para o governo do Estado em Botucatu, ao receber 79 votos. A votação ocorreu no domingo, 18, em todo o Estado. Doria foi seguido de Luis Felipe D’Ávila com 52 votos, José Anibal com 6 e Floriano Pesaro com 4. O PSDB governa São Paulo desde 1994, com Mário Covas, José Serra e Geraldo Alckmin.
No total, foram 141 filiados que votaram. Em Botucatu, o partido tem 1450 filiados. “Foi demonstrada dentro da nossa sigla partidária, essa posição democrática para que os filiados possam se manifestar pelo seu voto. Enriquece a democracia pois muitas vezes a indicação de candidatos são indicações diretas, sem ouvir os filiados. As cidades vizinhas também participaram da votação e se manifestaram quanto ao nome do pré-candidato ao governo do Estado”, salienta o secretário municipal de Participação Popular e presidente do diretório municipal do PSDB, André Rogério Barbosa, o Curumim.
Na região de Botucatu, doze municípios participaram do processo eletivo para o nome que concorrerá ao Palácio dos Bandeirantes. Menos de dez por cento dos filiados foram às urnas para as prévias, o que, na avaliação de Curumim, é fator de reflexão para mudança de atuação do partido na vida política.
“Gostaríamos que tivesse uma participação maior, fizemos algumas comparações com convenções municipais onde o número é abaixo. É uma vontade do partido em fomentar a participação dos filiados não só nas votações, mas na vida política da cidade”, frisa o presidente da legenda.
Em todo o Estado, a apuração das 126 urnas definiu 79.62% dos votos (11.993) para Dória, 7,31% dos votos (1.101) para Floriano Pesaro, 6,59% (993) para Luiz Felipe D’Ávila e 5,98% (901) para José Anibal. Votos brancos totalizaram 0,26% (39) e votos nulos chegaram a 0,25% (35).
Foi a primeira vez, desde a fundação do partido, que o PSDB fez prévias para definir um candidato a governador, no estado. Foram 126 locais de votação, em 72 cidades. A convenção que referendará o nome de Doria ainda será marcada pelo partido.