Professora da Unesp de Botucatu é definida como coordenadora de área da CAPES
O mandato será de quatro anos
da Assessoria da Unesp
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou nesta sexta-feira, 6, os nomes dos novos coordenadores de área de avaliação, com exceção daqueles das áreas de Ciências Ambientais, de Ensino e de Nutrição, que serão divulgados posteriormente juntamente com os adjuntos de todas as áreas. Cada uma das 49 áreas de avaliação possui um coordenador, um coordenador adjunto e um coordenador adjunto de mestrado profissional. O mandato será de quatro anos.
Na área de Enfermagem a coordenadora nomeada é Cristina Maria Garcia de Lima Parada, professora da Faculdade de Medicina da Unesp em Botucatu.
Sobre a nova Coordenadora
Cristina Maria Garcia de Lima Parada
Possui Curso de Graduação Em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade de São Paulo (1985), Mestrado (1991) e Doutorado (1997) em Enfermagem pela Universidade de São Paulo. Fez pós doutorado no Centro Latino-americano de Perinatologia e Desenvolvimento Humano da OMS/OPS (2001) e livre-docência pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, onde ministra a disciplina Enfermagem Ginecológica, Obstétrica e Neonatal, Coordena o Aprimoramento Enfermagem em Neonatologia. É coordenadora do grupo de pesquisa Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente (SAMUCA) e Editor Associado da Revista Interface: Comunicação, Saúde, Educação. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Obstetrícia, atuando principalmente com os seguintes temas: aleitamento materno, atenção pré-natal, saúde da mulher, infecções genitais e avaliação de serviços de saúde. É bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq – Nível 2 e membro do Comitê Assessor da Área de Enfermagem – CAPES desde 2011. (Fonte: Currículo Lattes)
No processo de escolha dos coordenadores, cada programa de pós-graduação indicou cinco nomes por meio da Plataforma Sucupira em dezembro de 2017. A partir das indicações, a Diretoria de Avaliação da CAPES elaborou relatórios contendo as indicações, a manifestação individual de aceite do candidato e a apresentação de um plano de atividades. O Conselho Superior da CAPES recebeu e analisou os dados e submeteu uma lista tríplice à Presidência da fundação, que emitiu o parecer final.
Confira a lista com nomes escolhidos publicada no Diário Oficial da União.
Os coordenadores de área são consultores designados para coordenar, planejar e executar as atividades de suas áreas junto à CAPES, incluindo aquelas relativas à avaliação dos programas de pós-graduação. Dentre os 24 membros do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior CTC-ES, 18 são coordenadores de área. O Conselho delibera em última instância sobre propostas de cursos novos e notas atribuídas na avaliação periódica dos programas de pós-graduação.

