Passageiros reclamam de novos atrasos de ônibus para Itatinga; Artesp fiscaliza empresa e recolhe veículo
Um dos ônibus fiscalizados foi retido e encaminhado ao pátio da empresa por estar irregular
por Flávio Fogueral
A situação para quem se utiliza do transporte suburbano entre Botucatu e Itatinga ficou novamente complicada. Isso porque, nos últimos dois dias úteis, passageiros reclamaram de atrasos nas viagens no período da manhã.
O primeiro caso ocorreu na sexta-feira, 22, quando o ônibus que era para ter partida às 10h30, conforme programação da empresa Rápido Campinas (Osastur), somente iniciou viagem por volta das 12h40m, no Terminal Rodoviário de Botucatu. Na oportunidade, houve o jogo da seleção brasileira, às 9 horas, diante da Costa Rica, na primeira fase da Copa do Mundo. Segundo passageiros que aguardavam pelo coletivo, não houve algum aviso sobre mudanças no horário.
Outro caso ocorreu na manhã desta segunda-feira, 25, quando o primeiro ônibus, que deveria partir às 7 horas, demorou mais de 45 minutos, conforme relatos de passageiros que pegariam o mesmo em um ponto de ônibus na Vila Assumpção, no acesso à Rodovia João Hypólito Martins (SP-209), a Castelinho.
Tais casos motivaram fiscalização da Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp). A ação, realizada das 5h50 às 10h50 no Terminal Rodoviário, abrangeu cinco veículos da Rápido Campinas. Segundo informações do próprio órgão estatal emitida por sua assessoria de imprensa, “no período em que os fiscais permaneceram, não ocorreu atraso nos horários das viagens”.
A própria Artesp frisa que, em caso de constatação de atrasos frequentes e flagrantes de irregularidades nos horários, a empresa é autuada, com aplicação de advertência e multas. Além da assiduidade nas viagens, há a fiscalização em pontos referentes conservação, lotação máxima permitida e itens de segurança.
Um dos ônibus fiscalizados na manhã desta segunda-feira, por exemplo, foi retido e encaminhado ao pátio da empresa por estar com o cartão de vistoria válido. Tal certificação, que fica visível no veículo, é documento de porte obrigatório que comprova a aprovação técnica e de segurança do veículo para circular pelas rodovias intermunicipais.
“Quando se trata de veículos registrados na Agência e que apresentam falha nos itens de segurança, retira-se o veículo de circulação com a retenção do cartão de vistoria e excluem-se os dados do sistema da Artesp. Para que o veículo possa voltar a operar, há necessidade da realização de nova vistoria e aprovação de todos os itens de segurança. Além disso, após a realização da vistoria inicial, são realizadas auditorias esporádicas, com a finalidade de verificar se os veículos encontram-se dentro dos padrões estabelecidos durante todo o ano”, salienta a nota emitida pela agência.
A Artesp reforça aos usuários da linha que, em caso de descumprimento da legislação- bem como queda da qualidade dos serviços prestados-, as reclamações podem ser feitas à Ouvidoria do órgão, pelo telefone 0800-727-83-77 ou pelo endereço eletrônico ouvidoria@artesp.sp.gov.br.
Histórico de reclamações
Os casos de reclamações quanto aos serviços de transporte intermunicipal têm se mostrado frequentes em 2018. Superlotação, veículos com falhas na conservação e atrasos deram a tônica das queixas.
Em março, passageiros enviaram fotos ao Notícias Botucatu, onde mostravam a aparente lotação, com crianças e pessoas de idade viajando em pé, além de passageiros tendo que sentar nos degraus dos veículos, o que é proibido por lei. A situação, relataram os usuários, se agravava nas viagens iniciais do dia e aos finais de semana.
Após os fatos, a Artesp promoveu, em 22 de março, fiscalização das condições de viagem na Rodovia Castello Branco (SP-280). Foram vistoriados cinco veículos, sendo que não houve a constatação de irregularidades cometidas pela empresa concessionária.
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