Botucatu apresenta candidatura para sediar os Jogos Regionais em 2019

A escolha da cidade-sede ocorrerá no domingo, 8, em eleição exclusiva a prefeitos e/ou secretários de esporte

por Flávio Fogueral

Botucatu iniciou nesta quarta-feira, 4 de julho, sua disputa em mais uma edição da 62ª edição dos Jogos Regionais, sediada em São Carlos. A delegação, composta neste ano por 410 atletas, disputará 25 modalidades esportivas.

Além de bom posicionamento no quadro de medalhas, outro objetivo é almejado pelos botucatuenses: voltar a sediar a maior competição esportiva regional após 23 anos. Isso porque a Secretaria de Esportes e Qualidade de Vida confirmou a candidatura de Botucatu a sediar a 63ª edição dos Regionais em 2019.

A escolha da cidade-sede ocorrerá no domingo, 8, em eleição exclusiva a prefeitos, secretários de esporte e lazer ou representantes. Botucatu integra a 3ª Região da Secretaria do Estado de Esportes, Lazer e Juventude, que compõem municípios do escopo de Bauru, Jaú, São Carlos, Lins e Piracicaba.

“Temos uma estrutura esportiva e de recepção a atletas muito boa em nível de jogos regionais, onde a Prefeitura possui parcerias com clubes e escolas. Estamos bem tranquilos quanto ao critério de estrutura, haja visto que cidades de menor porte conseguiram fazer boas edições da competição”, salienta Geraldo Pupo da Silveira, secretário de Esportes e Promoção de Qualidade de Vida.

O projeto a ser apresentado aos votantes contempla estrutura esportiva com três ginásios na medida oficial de 20 X 40 metros (conforme estabelecido pelo Ministério dos Esportes e o Comitê Olímpico Brasileiro), seis campos de futebol, doze ginásios, piscina coberta e aquecida, duas canchas de bocha, uma pista de atletismo oficial com campo sintético (no Estádio Municipal João Roberto Pilan), seis quadras de tênis e duas canchas de malha.  

“A ideia é retomar essa ideia de abrigar grandes competições. Por exemplo, em 1996 foi a última edição dos Jogos Regionais e tais eventos são importantes para movimentar a economia local. Na questão esportiva, ter estas disputas em Botucatu se tornam espelhos para as crianças e atletas do município. Nossa Cidade tem uma vocação esportiva”, reforça o secretário.

A questão econômica é dada com ênfase por Pupo. São Carlos, por exemplo, receberá nos próximos dez dias, mais de 9 mil pessoas de 40 municípios. Isso acarretará na injeção de mais de R$ 1,5 milhão na economia são-carlense, conforme projeção da associação comercial local.

Mesmo sem sediar os Jogos Regionais há 23 anos, Botucatu manteve-se em destaque no cenário esportivo amador e profissional. Recentemente, o município sediou a 20ª edição dos Jogos Regionais do Idoso (Jori). Na ocasião, 2 mil atletas e dirigentes de 38 municípios, disputaram 14 modalidades. Este torneio foi realizado pela primeira vez no município em 2006.

O maior torneio esportivo da América Latina, os Jogos Abertos do Interior, ocorreu em Botucatu no ano de 2005, concomitantemente com as celebrações de 150 anos do município. À época, a disputa para se tornar sede foi contra Americana e Ribeirão Preto.

error: Este conteúdo é protegido contra cópia!