Indústrias da região fecham 100 postos de trabalho em julho; acumulado de demissões cresce nos últimos doze meses

A regional do Ciesp, em Botucatu, agrega parque industrial diversificado

por Flávio Fogueral

As indústrias na região de Botucatu registraram o fechamento de 100 postos formais de trabalho em julho, conforme levantamento mensal feito pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

A retração é de 0,38% se comparado com junho, quando ocorreram justamente 200 novas contratações nas indústrias que integram os  28 municípios de abrangência da regional do Ciesp e da Fiesp. Mesmo assim, o desempenho é positivo no acumulado do ano, com alta de 0,74% nos empregos deste setor econômico.

O maior índice de demissões, em junho, se concentra na área de bebidas (-8,50%), produtos de madeira (-2,81%) e produtos de borracha e confecção de vestuário e acessórios (-1,96%). Em contrapartida, os setores que contrataram foram as empresas de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos (4,46%); e de máquinas e aparelhos elétricos (4,17%).

O índice de desligamentos é menor se comparado com julho de 2017, quando as indústrias da região registraram retração de 0,51% no índice de empregabilidade. Totalizando o últimos doze meses também mostra crescente na queda nos postos de trabalho (-3,14%), sendo que 900 empregos na indústria foram extintos.

A regional do Ciesp, em Botucatu, agrega parque industrial diversificado que atendem às características de suas sedes. Entre as localidades pertencentes à divisão administrativa da entidade estão Avaré, Lençóis Paulista, São Manuel, Pardinho, Bofete, Conchas, Anhembi, Pratânia, Santa Cruz do Rio Pardo, Itatinga, entre outras.

error: Este conteúdo é protegido contra cópia!