Vereadores pedem reforço na patrulha Maria da Penha
Requerimento solicita o aumento do efetivo e o número de viaturas da Patrulha Maria da Penha
da Câmara de Botucatu
O requerimento 711, aprovado por unanimidade na sessão de 27 de agosto, traz uma reivindicação importante para aumentar a segurança das mulheres vítimas de violência doméstica no município de Botucatu. Nele, os vereadores Zé Fernandes (PSDB) e Paulo Renato (PSC) solicitam que o prefeito Mário Pardini busque aumentar o efetivo e o número de viaturas da Patrulha Maria da Penha na cidade.
A Patrulha Maria da Penha atende mulheres vítimas de violência doméstica que solicitam as medidas protetivas previstas em lei e atualmente em Botucatu é composta por apenas dois guardas civis municipais.
“Depois que a mulher registra o boletim de ocorrência junto à Delegacia de Defesa da Mulher, o caso é encaminhado à equipe da Patrulha Maria da Penha para acompanhamento. Aí entram em cena a Cíntia [Ribeiro] e o Thiago [Belo] fazem entrevistas com as vítimas e programam rondas constantes próximas à residência, trabalho e locais mais frequentados pela pessoa atendida”, explica Zé Fernandes.
Segundo ele, apesar da excelente atuação desses guardas, é necessário aumentar o efetivo que atua na Patrulha para ampliar o atendimento. “Estamos pedindo, também, o aumento no número de viaturas, de forma que também o patrulhamento e o acompanhamento das mulheres possa ser ampliada”, conclui o vereador.

