Indústria retoma nível positivo de contratações em Botucatu
Foram criadas 100 novas vagas formais nas empresas que compreendem os 28 municípios da região
por Flávio Fogueral
Após registrarem fechamento das vagas em julho, as indústrias da região de Botucatu voltaram a contratar no último mês. É o que indica o levantamento do nível de emprego promovido pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), em conjunto com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), divulgado nesta terça-feira, 18.
Segundo a pesquisa das entidades representativas do setor industrial, foram criadas 100 novas vagas formais (com carteira assinada) nas empresas que compreendem os 28 municípios da região. O resultado representa alta de 0,42% se comparado a julho. No acumulado dos últimos oito meses, o setor mostra recuperação nas contratações, com variação positiva de 1,16%, com a criação de 350 novas vagas.
Mas, no acumulado de agosto de 2017 a 2018, a região perdeu 450 postos de trabalho (-1,58%). Os setores que mais abriram vagas foram os de veículos automotores e Autopeças (5,87%); equipamentos de transporte (1,46%); celulose, papel e produtos de papel (0,31%) e produtos alimentícios (0,11%).
A regional do Ciesp, em Botucatu, agrega parque industrial diversificado que atendem às características de suas sedes. Entre as localidades pertencentes à divisão administrativa da entidade estão Avaré, Lençóis Paulista, São Manuel, Pardinho, Bofete, Conchas, Anhembi, Pratânia, Santa Cruz do Rio Pardo, Itatinga, entre outras.
Estado contrasta com o desempenho botucatuense
A indústria paulista encerrou 2,5 mil postos de trabalho em agosto, queda de -0,11% frente a julho na série sem ajuste sazonal. Porém no acumulado do ano, o saldo segue positivo em 14 mil vagas (+0,64%). Com o ajuste sazonal, o resultado para o mês ficou estável em -0,08%. No campo negativo ficaram, principalmente, produtos têxteis (-1.040), produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos (-1.021) e couro e calçados (-955).

