Setor automotivo e produção química puxam contratações na indústria botucatuense
Conforme a pesquisa, foram criadas cem novas vagas no período
por Flávio Fogueral
As empresas do setor de transformação da região de Botucatu mantiveram o nível positivo de emprego em setembro, conforme levantamento mensal conjunto da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp). Conforme a pesquisa, foram criadas cem novas vagas no período.
Este é o segundo mês seguido de variação positiva no nível de emprego nos 28 municípios que integram a regional do Ciesp. Em agosto as linhas de produção na região também registraram cem novas contratações no setor, diferente do registrado em julho, quando as demissões deram a tônica na dinâmica econômica regional.
No acumulado do ano o indicador de emprego na indústria- que antecede as estatísticas gerais fornecidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)- apresentou crescimento de 1,45%. Mesmo assim, o desempenho de 2018 ainda é de queda, representado no fechamento de 400 postos de trabalho, ou seja, retração de 1,23%.
Foram responsáveis pelo desempenho positivo as funções ligadas ao setor automotivo, principalmente em produtos químicos (7,41%), seguido de veículos automotores e autopeças (4,06%). Também contribuíram para o indicador, as indústrias do setor farmoquímicos e farmacêuticos (3,33%), e de borracha e material plástico (2,99%). Tais segmentos industriais apresentaram retração ou pouco crescimento no comparado com o mesmo período do ano passado.
Contrapondo com o indicador, os setores que mais demitiram na região foram a de produção têxtil (-33,33%), produtos de madeira (-1,71%) e produtos diversos (-1,95%). No início de outubro a Eucatex, uma das maiores empresas de manufatura de derivados de madeira, anunciou a demissão de 100 funcionários que integravam o quadro da Duratex, adquirida pela empresa. Dias depois, recontratou parte das pessoas dispensadas.
A regional do Ciesp, em Botucatu, agrega parque industrial diversificado que atendem às características de suas sedes. Entre as localidades pertencentes à divisão administrativa da entidade estão Avaré, Lençóis Paulista, São Manuel, Pardinho, Bofete, Conchas, Anhembi, Pratânia, Santa Cruz do Rio Pardo, Itatinga, por exemplo.