Botucatu é confirmada na Virada Cultural Paulista; evento será nos dias 24 e 25

Ainda não estão definidas as atrações e nem os esquemas de estrutura

por Flávio Fogueral

Após meses de indefinição sobre modelo e realização, a edição de 2018 da Virada Cultural Paulista foi confirmada pelo governo do Estado. Devido à legislação eleitoral vigente, o evento que promove apresentações ininterruptas nas mais diversas vertentes artísticas ocorrerá no final de novembro.

Neste ano a Virada atingirá 34 municípios, incluindo Botucatu, que receberá o evento pela oitava vez, nos dias 24 e 25 de novembro. Ainda não estão definidas as atrações e nem os esquemas de estrutura para receber as apresentações.

Nas edições anteriores, Botucatu recebeu apresentações de nomes como Mutantes, Titãs, Maria Gadu, Pitty, Otto, Geraldo Azevedo, Luiz Melodia, Nando Reis, NX Zero, Erasmo Carlos, além de intervenções audiovisuais e apresentações teatrais. Por edição, a Secretaria de Estado da Cultura estima que mais de 40 mil pessoas acompanharam as apresentações no município.

A Virada Cultural Paulista é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, que investe na programação artística principal. Os municípios auxiliam na realização, pois são responsáveis pela montagem da infraestrutura de palco, som, segurança e limpeza, além de reforço à programação artística.

Palco para artistas locais

A edição de 2108 apresenta uma novidade aos participantes: os palcos “Experimente SP”, concebidos especialmente para apresentações inovadoras de dança, artes integradas, DJs, coletivos artísticos, grupos de cultura tradicional e estrelas dos municípios.

O objetivo da Secretaria da Cultura do Estado é difundir as artes e coletivos urbanos de diversas linguagens culturais, de modo a proporcionar novas experiências culturais e sensoriais. A ideia é que o público vivencie a variedade da arte contemporânea, sobretudo nas novas cidades do circuito.