Indústrias da região encerraram 450 vagas de trabalho em dezembro
A retração é de 1,38%, fazendo com que a região fosse a décima terceira que mais demitiu
por Flávio Fogueral
O setor industrial na região de Botucatu continua a sentir os efeitos da recessão econômica em âmbito nacional, com a demissão de 450 postos de trabalho em dezembro, aponta levantamento mensal realizado pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). A retração é de 1,38%, fazendo com que a região fosse a décima terceira que mais demitiu no comparativo feito pelas entidades representativas do segmento.
Foram responsáveis pela retração nas contratações, em dezembro, as empresas responsáveis por produtos de madeira, queda de 18,69%; seguidos por artigos de vestuário e confecções (-2%), veículos automotores e autopeças (-1,90%) e produtos alimentícios (-1,26%). Já no acumulado do ano, foram extintas de maneira definitiva, 200 vagas nas indústrias da região. Nos últimos doze meses, os setores que mais demitiram foram os relacionados a produtos têxteis (-50%), produtos de madeira (-35,39%) e produtos minerais não-metálicos (-20,88%).
Contrapondo ao registrado pelo Ciesp e Fiesp, as maiores contratações, em dezembro, ocorreram no setor químico (7,64%), produtos de borracha e material plástico (6,83%), bebidas (6,25%). No ano, empresas de produtos químicos (37,64%), produtos de metal -exceto máquinas e equipamentos-, com 21,68% e produtos de borracha e material plástico, tendo desempenho positivo de 19,04%.
Mesmo registrando queda na empregabilidade, a pesquisa aponta que o desempenho de dezembro de 2018 foi melhor do que o mesmo mês de 2017, quando na ocasião as empresas da região apresentaram queda percentual de 2,12%.
O levantamento não traz números absolutos de quantas vagas foram encerradas. Mas, acessando a base de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), ferramenta oficial do extinto Ministério do Trabalho, tem-se que a região de abrangência de Botucatu contratou 49.152 trabalhadores, demitindo 52.288 pessoas, resultando na extinção oficial de 3.136 vagas na indústria de transformação.
A regional do Ciesp, em Botucatu, agrega parque industrial diversificado que atendem às características de suas sedes. Entre as localidades pertencentes à divisão administrativa da entidade estão Avaré, Lençóis Paulista, São Manuel, Pardinho, Bofete, Conchas, Anhembi, Pratânia, Santa Cruz do Rio Pardo, Itatinga, por exemplo.

