Unesp de Botucatu forma 192 médicos especialistas
A Residência Médica é, no Brasil, o programa mais bem-sucedido quanto ao aperfeiçoamento dos médicos
da Assessoria
O espaço Luz Tropical foi tomado por uma onda de alegria e emoção no dia 8 de fevereiro. Os sorrisos e lágrimas denotavam que a Faculdade de Medicina de Botucatu-Unesp (FMB), mais uma vez, cumpria um de seus objetivos com êxito. Na ocasião, dirigentes, professores, médicos, preceptores, funcionários e alunos do complexo FMB, Famesp e Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) prestigiaram a Cerimônia de Conclusão das Atividades dos Médicos Residentes da Instituição. Ao todo 192 especialistas receberam o certificado de conclusão da residência médica.
Discursos
“A nós, médicos e todos os profissionais de assistência a saúde, é dada a tarefa do cuidado ao ser humano; aquele que sofre”, disse a médica residente Ariane Garcia, responsável por homenagear os pacientes em seu discurso. A formanda mencionou a importância que as histórias trazidas pelos pacientes têm no processo de aprendizagem médica. “Queridos colegas, não sejamos matemáticos em que A+B se trata com C e ponto…a medicina felizmente nos dá a oportunidade de sermos muito mais do que isso. Claro, bem sabemos que a triste realidade dos nossos hospitais, ambulatórios, postos de saúde, ambulâncias, bem como as longas e exaustivas jornadas de trabalho nem sempre nos permitem oferecer um maior e melhor cuidado”, ressaltou.

Andrezza Lobo de Alencar foi escolhida oradora dos médicos residentes concluintes do ano de 2019. Ela iniciou seu discurso reconhecendo o crescimento (profissional, emocional e pessoal) que cada um obteve durante o período de residência. “Para chegarmos aqui, felizes e, ao mesmo tempo, nostálgicos, contamos com amor a nossa profissão”, frisou. “Terminamos esta etapa para iniciarmos uma nova vida, cheia de desafios novos e aprendizados. Alguns irão direto para o mercado de trabalho, outros permanecem aqui para outra residência ou ainda há aqueles que farão residência em outro serviço; não importa o destino sempre carregaremos no peito a saudade de tudo isto que vivemos e conquistamos dentro deste serviço”, concluiu.
Para o professor Pedro Luiz T. A. Lourenção, coordenador do Conselho de Residência Médica da FMB, o apoio recebido da diretoria da FMB e superintendência do HCFMB é fundamental na busca por melhores condições de ensino e de trabalho. O docente fez agradecimentos aos parceiros da residência médica reconhecendo a importância de todos no processo de formação dos médicos. “O método de ensino da residência médica permite a ampliação e a melhora da qualidade do atendimento a população ao mesmo tempo em que proporciona ao médico em treinamento excelente oportunidade de se exercitar sob supervisão nas mesmas condições em que irá trabalhar”, lembrou.
O diretor-presidente da Famesp, professor Antônio Rugolo Jr, participou da cerimônia e parabenizou os novos médicos pela conquista. “Tenho certeza que todos vocês, independente da especialidade, estão bem preparados e prontos para enfrentar o mercado de trabalho. Alguns de vocês continuam e outros vão embora, é uma nova fase da vida e agora vocês estão prontos pra ela”, disse. O dirigente complementou seu discurso sugerindo: “sejam médicos e honrem o juramento de vocês”.
O superintendente do HCFMB, professor André Luis Balbi, prestigiou a cerimônia e, em seu discurso, falou sobre a relevância do Hospital no processo de formação dos médicos residentes. “Vocês, aqui, receberam lições de como manter um bom e honesto relacionamento médico-paciente, isso é uma das nossas principais qualidades”, lembrou. O docente recordou que o mercado de trabalho não está fácil, as expectativas das carreiras de cada um podem não ser correspondidas, “mas, com certeza, vocês serão vitoriosos porque carregam uma marca, que é a marca do HCFMB e da FMB”, concluiu.
A coordenadora dos Programas de Residência Médica da Secretaria de Estado da Saúde e vice-presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, Drª Irene Abramovich, participou da solenidade e saudou os médicos residentes concluintes. “A Unesp (FMB) sempre me encantou, sempre me cativou por isso, porque não é só a técnica. A técnica é perfeita, é competente e tudo mais, mas a humanização também. E não é o discurso, é a prática”, ressaltou. A docente afirmou que na FMB os grupos de residentes se tornam uma família. “É uma coisa diferente que a gente não vê nas outras unidades”, concluiu.
Para a vice-diretora da FMB, professora Maria Cristina Pereira Lima (Kika), o cuidado que os médicos residentes devem ter consigo próprios é fundamental. “Façam refeições completas de vez em quando, durmam o necessário, se divirtam, dancem, voltem a dançar, amem muito e sejam felizes, porque só estando bem você consegue cuidar do outro”, destacou.
Residência Médica na FMB
A Residência Médica é, no Brasil, o programa mais bem-sucedido quanto ao aperfeiçoamento dos médicos recém-formados e a sua especialização. Entendida como pós-graduação “latu sensu” pelo Conselho Federal de Educação, é reconhecida como tal pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e encarada pela Faculdade de Medicina de Botucatu como uma de suas principais responsabilidades.
Coordenador:
Prof. Dr. Pedro Luiz Toledo de Arruda Lourenção
Vice-Coordenadora:
Profa. Dra. Cátia Regina Branco da Fonseca
