Unesp de Botucatu sediou Workshop sobre Redação de Patentes
A iniciativa teve por objetivo capacitar os participantes a darem primeiros passos na redação de patentes
da Assessoria
Nos dias 14 e 15 de fevereiro, o Salão Nobre da Faculdade de Medicina de Botucatu-Unesp (FMB) sediou o Workshop Redação de Patentes, Além dos Guias + Oficinas Práticas Botucatu. A iniciativa teve por objetivo capacitar os participantes a darem primeiros passos na redação de patentes, incluindo a realização de buscas, identificação e leitura de documentos relacionados, definição do escopo da invenção, decisão sobre formas de proteção, elaboração de quadros reivindicatórios e relatórios descritivos.

Promovido pela Axonal, com diversas organizações do ecossistema de empreendedorismo e inovação no Estado de São Paulo e em todo o Brasil, o evento teve, em seu primeiro dia, a revisão de aspectos conceituais sobre patentes e seu impacto na estratégia de redação e de tramitação. No segundo dia, foram realizadas atividades práticas guiadas para exercitar a lógica de leitura e redação. Também ocorreram oficinas de busca de patentes e mapeamento de segmentos tecnológicos, com base em informações contidas em patentes.
Responsável pelo curso: Henry Suzuki: sócio-diretor da Axonal Consultoria Tecnológica. Consultor colaborador da Questel Consulting (FR). Agente da propriedade industrial. Especialista em bases de dados, técnicas patentárias e científicas. Graduado em farmácia e bioquímica pela Universidade de São Paulo e pós-graduado em administração de empresas pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Agente do Questel Orbit no Brasil. Titular da cadeira nº 2 da Academia Nacional de Farmácia. Empreendedor, inventor, cocriador da Rede Mentores do Brasil.
