Indústrias de Botucatu e região criaram mais de 700 vagas de trabalho em janeiro
Tal desempenho vem a consolidar a retomada da produção industrial na região
por Flávio Fogueral
As indústrias na região de Botucatu iniciaram 2019 com ritmo forte em contratações. É o que aponta o primeiro levantamento divulgado no ano pelo Centro das Indústrias no Estado de São Paulo (Ciesp) em conjunto com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), principais entidades representativas do setor.
Divulgada no último dia 15, a pesquisa aponta que em janeiro foram criadas 750 novas vagas de trabalho na indústria, fazendo com que a região fosse uma das que mais empregaram no setor em todo o Estado. A variação foi de 2,18% em comparação com o mês anterior; sendo que o acumulado é de 1,27% nos últimos doze meses ou 250 oportunidades de trabalho criadas no período.
Tal desempenho vem a consolidar a retomada da produção industrial na região, mesmo com oscilações periódicas. Em janeiro de 2018, por exemplo, o setor produtivo vivia ainda os resquícios da crise econômica dos anos anteriores, registrando a criação de 200 vagas de trabalho.
As atividades industriais que puxaram o índice positivamente, em janeiro, foram Produtos Alimentícios (2,86%); Veículos Automotores e Autopeças (3,81%); Produtos de Minerais Não-Metálicos (5,47%) e Confecção de Artigos do Vestuário e Acessórios (3,06%).
Em contrapartida, os setores que mais demitiram no período foram que englobam empresas do setor de bebidas (-16,34%), artefatos de couro, calçados e artigos para viagem (-3,33%), produtos de metal- exceto máquinas e equipamentos-, concentrando variação negativa na empregabilidade de 2,85%.
O desempenho coloca a regional de Botucatu da Ciesp- composta por 28 municípios-, como a quarta que mais gerou empregos em janeiro. Mostraram desempenho superior as regiões de Jaú (3,61%), Sertãozinho (3,31%) e Santos (2,90%). Entre as localidades pertencentes à divisão administrativa da entidade estão Avaré, Lençóis Paulista, São Manuel, Pardinho, Bofete, Conchas, Anhembi, Pratânia, Santa Cruz do Rio Pardo, Itatinga, entre outras.
O nível de empregabilidade divulgado pelo Ciesp e pela Fiesp é um indicador preliminar da dinâmica econômica da região. É divulgado antes dos índices oficiais do Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados (Caged), ferramenta oficial do Ministério da Economia.

