Reiki: prática integrativa e complementar

O Reiki é uma forma de terapia natural que trabalha com energias sutis  

da Redação

A portaria nº 849, de 27 de março de 2017 incluiu o Reiki, assim como Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Dança Circular, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Shantala, Terapia Comunitária Integrativa e Yoga como parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, pautada por uma abordagem humanista a serviço da saúde.

Isso significa que esses procedimentos passaram a ser oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na categoria de ações de promoção e prevenção em saúde.

Bursaca: “O reiki atua justamente no desequilíbrio da energia vital. Se o nível dessa energia estiver baixo, ficamos mais propensos a algum tipo de problema físico por causa da baixa imunidade”

“A inclusão dessas técnicas ocorreu de forma lenta e gradual a partir dos resultados que elas passaram a apresentar como adicional ao tratamento tradicional, ou seja, sendo aplicadas de forma conjunta com a alopatia e não se apresentando como uma alternativa a ela”, ilustra o terapeuta e mestre reiki, Fábio Bursaca, que atua há 18 anos na área. 

O profissional ainda acentua que a aceitação e inclusão das práticas complementares e integrativas ao sistema de saúde pode auxiliar na mudança de um modelo predominantemente pautado por uma prática fragmentada centrada apenas na figura do tratamento medicamentoso/hospitalar por uma perspectiva holística baseada na cooperação dos diferentes saberes multiprofissionais e no foco em ações de promoção da saúde física, emocional e mental e, consequentemente, na prevenção de enfermidades. 

Reiki

O Reiki é uma forma de terapia natural que trabalha com energias sutis por meio do toque em determinadas partes do corpo do sujeito receptor. A palavra Reiki pode ser traduzida como ‘Energia Vital Universal’: Rei significa universal e Ki, energia vital. 

“O reiki atua justamente no desequilíbrio da energia vital. Se o nível dessa energia estiver baixo, ficamos mais propensos a algum tipo de problema físico por causa da baixa imunidade. E isso ocorre e é provocado em parte pelo estresse. Por isso, o Reiki tem como um de seus efeitos atuar na resposta imunológica do corpo, fortalecendo-o para que ele reaja à essa baixa de energia, promovendo relaxamento e bem-estar”, descreve o mestre Reiki. Enfatiza ainda que, “embora se fale em termos de energia vital universal, Reiki é uma técnica e nada tem a ver com religião, e qualquer um pode se beneficiar sem restrição”. 

O terapeuta informa também que o Reiki é uma profissão reconhecida no Brasil, que foi enquadrado na categoria das atividades de práticas integrativas e complementares em saúde humana, recebendo o código 8690-9/01 da CONCLA (Comissão Nacional de Classificação), órgão responsável pela classificação de profissões e ligado ao Ministério do Trabalho e ao IBGE, sendo que a atividade desempenhada é a de terapeuta Reiki.

Cursos

Os próximos cursos de Reiki ministrados pelo mestre Fábio Bursaca serão nos meses de março (Reiki I e II) e abril (Reiki III), na Academia Shaolin, centro de Botucatu. Maiores informações: (14) 99751-3378 ou (11) 97422 -4955.

error: Este conteúdo é protegido contra cópia!