Rede Unesp de Inovação e Empreendedorismo começa a ganhar corpo

Iniciativa busca fortalecer Ambientes de Inovação dentro da Universidade que transformam pesquisas em oportunidades para empreender

da Assessoria

O Instituto de Biociências da Unesp Botucatu recebeu nesta primeira semana de abril mais um encontro para a formação da Rede Unesp de Inovação e Empreendedorismo. Desta vez, representantes de 14 Ambientes de Inovação de diferentes campus da Unesp estiveram presentes na reunião, que serviu para maturar a criação do grupo e, consequentemente, fortalecer a cultura de inovação e empreendedorismo na Universidade.

“Estamos há pouco mais de 1 ano e meio construindo essas relações através de um convênio com o Santander Universidades. Fizemos um diagnóstico na Universidade e identificamos diferentes Ambientes de Inovação como incubadoras, pré-incubadoras, escritórios e espaços maker com esse enfoque”, diz o Prof. Dr. Guilherme Wolff Bueno, assessor da Agência Unesp de Inovação (AUIN).

Atualmente, a Unesp está entre as cinco universidades do Brasil em números de patentes. São mais de 600 comunicações de invenções; mais de 250 portfólios de patentes; mais de 200 softwares, desenhos industriais e marcas; além de mais de 100 startups e “empresas filhas” desenvolvidas a partir de atividades geradas nos campus. Ainda assim, há potencial para ampliar ainda mais esses números e fortalecer outros indicadores.

Com a articulação da Rede de Inovação e Empreendedorismo estima-se: captar mais recursos externos para o apoio de novos projetos; estimular a geração de startups, spin-offs e empresas filhas da Unesp; aumentar a empregabilidade de alunos e egressos; entre outros resultados com o propósito final de transformar a pesquisa em produto, com valor agregado reconhecido pela sociedade.

Representantes dos Ambientes de Inovação da Unesp presentes em encontro realizado no campus de Botucatu

“Muito se fala do matchmaking, da conexão da Universidade com empresas externas. Mas muitas vezes não se sabe o que seu colega dentro da própria Universidade desenvolve. Por que então não juntar essas potencialidades de inovação, pesquisa e propriedade intelectual? Neste sentido, a Rede atuará como um facilitador”, comenta a Profa. Dra. Luciana Fleury, do Escritório de Inovação e Tecnologia do Instituto de Biociências (IBIT).

Saiba mais

A iniciativa da Rede deve ser formalizada com um Pacto pela Inovação que deverá ser realizado no segundo semestre. Ambientes de Inovação da Universidade interessados em integrar a Rede podem entrar em contato com a AUIN pelo e-mail: tainah.veras@unesp.br.

Pelo site da AUIN [auin.unesp.br] é possível encontrar informações pertinentes voltadas a inventores, empresas e empreendedores como comunicação de patentes, transferência de tecnologia, editais, programas de fomento em aberto, eventos corporativos e de qualificação, entre outras.

Ainda no site, pelo link https://auin.unesp.br/empreendedorismo, encontra-se um panorama sobre o Ecossistema de Inovação da Unesp, além de outras iniciativas como as disciplinas de empreendedorismo oferecidas nos campi, os projetos, entre outras.

error: Este conteúdo é protegido contra cópia!