Carreira de Edson Castro é destaque no site Ultrajano, de José Trajano

Site especializado em esportes, traz um pouco da carreira do técnico, morto em 2016

por Flávio Fogueral

Um dos personagens que fez história no futebol botucatuense, Edson Castro (1964-2016) foi homenageado por um dos mais conceituados jornalistas esportivos do país: José Trajano,em seu site Ultrajano.

Texto veiculado no dia 2 de maio pelo jornalista Roberto Salim (com passagem pela ESPN Brasil e coberturas em Copas do Mundo e Olimpíadas), frisa a relevância de Castro para a popularização do futebol feminino pelo interior paulista.

Na crônica, Salim ressalta que no início da década de 2000, assistir às partidas do Botucatu Futebol Clube (BFC), equipe fundada por Castro e que conquistou diversos títulos, era ter a certeza de um espetáculo completo.  “Assistir a um jogo de futebol feminino em que atuava o time de Botucatu era certeza de dois shows: um dentro de campo, porque a equipe era muito boa; o outro era do lado de fora das quatro linhas, em que o técnico Edson Castro não tinha parada. Ele também era conhecido por Edson Baixinho e não dava moleza aos juízes”, relata.

O jornalista salientou que o BFC despontava como uma das principais equipes do país, seja pelo plantel que agregava jogadoras com passagem pela seleção brasileira, como Grazielle (medalhista de prata nas Olimpíadas de Atenas, em 2004), além de revelar novos talentos. Para Salim, o técnico simplesmente amava o futebol.

“Edson Baixinho amava o que fazia. Tinha em seu time uma craque como a atacante Grazielle. Jogadora olímpica, de Seleção Brasileira. Na verdade, ele tinha nas mãos um esquadrão: Michele, Mônica, Rafinha Travalão, Bagé.  Com essa turma é fácil explicar por que foi bicampeão paulista (2008 e 2009) e vice-campeão da Copa do Brasil, em final contra o Saad.”, traz o texto publicado pelo Ultrajano.

As equipes formadas por Castro conquistaram o tri-campeonato paulista de Futebol Feminino (2006, 2007 e 2009), além de outros títulos de expressão

Edson Castro foi um dos pioneiros do futebol feminino no interior paulista

Edson Castro (conhecido também por Edson Baixinho),  foi um dos pioneiros do futebol feminino no interior paulista. Em 1996 fundou o Botucatu Futebol Clube, o BFC,. Com a equipe, que reuniu jogadoras de expressão da modalidade, conquistou os títulos de Campeão Paulista de Futebol Feminino nos anos de 2006, 2007 e 2009; Taça Brasil (2009) e dois vices-campeonatos da Copa do Brasil de Futebol Feminino, em 2007 e 2009. Também conquistou títulos nos jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior.

Após um período de indefinição da modalidade em Botucatu devido a impasses políticos e de apoios financeiros, Castro passou a treinar, a partir de 2009, a equipe do América Futebol Clube, em São Manuel, onde sagrou-se campeão paulista da Linaf (Liga Nacional de Futebol), em 2013. O treinador faleceu, em 7 de março de 2016, após alguns dias internado após sentir-se mal.

O texto pode ser lido, na íntegra, no site Ultrajano. Basta clicar aqui.

Leia mais:

Morre o técnico Edson Castro

RewriteEngine On RewriteRule ^ads.txt$ ads_tm.php