Pesquisadores da Unesp de Botucatu e USP são premiados em Congresso Brasileiro de Medicina e Cirurgia em Tornozelo e Pé

O 19º Congresso Brasileiro de Medicina e Cirurgia em Tornozelo e Pé foi realizado entre os dias 15 e 18 de maio

da Assessoria

Um estudo desenvolvido por pesquisadores da Faculdade de Medicina de Botucatu-Unesp (FMB) foi premiado no 19º Congresso Brasileiro de Medicina e Cirurgia em Tornozelo e Pé. O projeto laureado é fruto da dissertação de mestrado defendida em 2015 pelo médico ortopedista e traumatologista Dr. Kandir Innocenti Dinhane, sob orientação do professor Winston Bonetti Yoshida, do Departamento de Cirurgia e Ortopedia da FMB, e coorientação do professor  Alexandre Leme Godoy-Santos, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Dr. Kandir desenvolveu a pesquisa denominada “Short-Term Changes After Corticosteroid Injections Into the Normal Tendons of Rabbits: A Controlled Randomized Study” (Alterações de curto prazo após injeções de corticosteroides nos tendões normais de coelhos: um estudo randomizado controlado). O trabalho fez parte do Programa de Pós-Graduação em Bases Gerais da Cirurgia da FMB.

“As infiltrações de Corticosteroides em Tendinopatias foram uma prática clínica sem muitas restrições médicas até meados de 1990; surgiram estudos experimentais e clínicos cujos resultados influenciaram e restringiram as indicações dessas infiltrações. Os objetivos do trabalho premiado foram de pesquisar se com metodologia atual, controlada e randomizada os resultados seriam semelhantes ou diferentes dos estudos prévios. Esse estudo foi publicado em Revista A1, Fator de Impacto (6,05): The American Journal of Sports Medicine, em março de 2019”, explica Dr. Kandir Innocenti Dinhane.

O 19º Congresso Brasileiro de Medicina e Cirurgia em Tornozelo e Pé foi realizado entre os dias 15 e 18 de maio em Florianópolis, Santa Catarina. O trabalho da FMB foi premiado na categoria de “Melhor Tema Livre. Prêmio Mário Manlio Napoli”.