Celulose e confecções puxam alta de empregos nas indústrias de Botucatu

Em julho foram criadas 350 novas vagas, alta de 1,05% frente ao mês anterior

por Flávio Fogueral

Indústrias da região de Botucatu continuam com desempenho positivo na geração de emprego. É o que aponta o levantamento mensal feito pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Em julho foram criadas 350 novas vagas, alta de 1,05% frente ao mês anterior. 

O desempenho contrasta com o registrado em âmbito estadual, quando a indústria paulista fechou 3,5 mil postos de trabalho em julho, quando 19 das 37 regionais apresentaram níveis negativos na mão de obra. O  setor de transformação é um dos primeiros e principais indicativos sobre o nível de empregabilidade total, antecedendo os dados oficiais do Ministério do Trabalho. 

Segundo o Ciesp, Botucatu e os 28 municípios que integram sua regional foram responsáveis por alta de 5,06% no acumulado do ano, representando 1700 novos postos de trabalho nas indústrias. Desde 2014 o setor apresenta variação negativa neste contexto. O cenário também mostra pretensa recuperação do setor no comparativo com o mesmo mês do ano passado. Naquele período, foram encerrados 100 postos de trabalho.

Foram responsáveis pelo desempenho positivo em julho os segmentos de celulose, papel e produtos relativos, com 9,89%; confecções e vestuário (5,05%), produtos minerais (2,26%), produtos de madeira (0,86%) e veículos automotores e autopeças (0,55%). Fazendo o contraponto, os encerramentos de vagas mais significativos ocorreram em máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-6,25%), artefatos de couro e calçados (-3,45%), além de bebidas (-3,33%).

A regional de Botucatu do Ciesp agrega 28 municípios cujo parque industrial é diversificado e atendem às características de suas sedes. Entre as localidades pertencentes à divisão administrativa da entidade estão Avaré, Lençóis Paulista, São Manuel, Pardinho, Bofete, Conchas, Anhembi, Pratânia, Santa Cruz do Rio Pardo, Itatinga, entre outras.