Setembro, o mês do Turismo!
O turismo coloca-se a serviço da necessidade e desejo das pessoas em visitar ou conhecer lugares
por Patrícia Shimabuku*
A Organização Mundial do Turismo (OMT) é uma agência especializada das Nações Unidas que instituiu, em assembleia realizada no ano de 1979, o dia 27 de setembro como o “Dia Mundial do Turismo”.
A data foi escolhida por coincidir com o aniversário da adoção dos Estatutos da OMT no ano de 1970. Durante a assembleia, os membros participantes decidiram que a cada ano seria abordado um tema diferente. Além disso, esta data também coincide com o final da alta temporada de viagens para o hemisfério norte e o início da mesma para o hemisfério sul.
A intencionalidade da comemoração é conscientizar a sociedade sobre os valores culturais, históricos, políticos, ambientais, sociais e econômicos que o segmento proporciona e, fomentar em todo o mundo, o conhecimento da vital importância do turismo na vida interurbana, inter-regional e internacional de cada cidadão.
No Brasil, comemora-se também o “Dia Nacional do Turismo”, no dia 8 de maio. A data foi instituída em 2012 pela Lei Federal 12.625/2012 e está incluída no calendário oficial brasileiro. Alguns consideram o dia de 2 de março como dia nacional do turismo, porém, desde maio de 2012, a questão foi esclarecida com a publicação da lei no Diário Oficial da União (DOU).
Além de comemorar as datas, seja nacional ou internacional, cada cidadão brasileiro precisa reconhecer a contribuição econômica que as atividades turísticas causam (e poderão causar) em sua cidade e região. O turismo será a estratégia de sobrevivência em tempos de crise e a inspiração para conservação ambiental.
Em linhas gerais, o turismo coloca-se a serviço da necessidade e desejo das pessoas em visitar ou conhecer lugares; promove o bem-estar, satisfação e o retorno dos envolvidos ao local visitado. É uma das poucas atividades econômicas verdadeiramente inclusiva porque fomenta a empregabilidade em todos os níveis de escolaridade, estimula o trabalho de rede e colaborativo, e será a melhor ferramenta para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Para maiores dados sobre o turismo nacional, acesse o portal do Ministério do Turismo http://www.turismo.gov.br/
*Patricia Shimabuku é farmacêutica industrial, professora e ativista socioambiental. Para ler todos os artigos da colunista, acesse aqui.