Diretor de segurança de São Manuel é exonerado após ser preso pela Justiça Militar
Paulo Sérgio C. da Silva teve prisão preventiva por determinação da Justiça Militar paulista
por Flávio Fogueral
A administração do prefeito Ricardo Salaro, em São Manuel, teve mais um duro golpe esta semana. Dessa vez o diretor de segurança e trânsito do município, Paulo Sérgio Camargo da Silva foi exonerado do cargo nesta sexta-feira, 20, diante da repercussão sobre sua prisão preventiva por determinação da Justiça Militar paulista.
Segundo o Tribunal de Justiça Militar de São Paulo (TJM-SP), a decisão partiu de inquérito que apura crime de organização Criminosa nos artigos que envolvem facilitação de contrabando e descaminho e corrupção passiva. Além de Silva, também foram detidos os policias 1º sargento PM Hamilton Cardoso de Almeida, 1º sargento Reginaldo Ângelo Amorim, 1º sargento Paulo Sergio Camargo da Silva, além dos cabos PM Ricardo Aparecido Meraio, Luiz Roberto Benedetti Junior e Felipe Augusto Rizzi Konda.
Reforça o TJMSP que as prisões se deram para “garantir a ordem pública, conveniência da instrução criminal e manutenção dos princípios da hierarquia e disciplina”. Todos os acusados estão detidos no Presídio Militar Romão Gomes, em São Paulo, com a audiência de custódia sendo realizada na tarde de sexta-feira, 20, também na capital paulista.
Por meio de nota oficial, a Prefeitura de São Manuel reconhece que o agora ex-diretor de segurança foi um dos detidos durante a operação e que de primeiro momento buscou informar-se a respeito do fato. Diante da situação, o prefeito Ricardo Salaro decidiu pela exoneração com base na Lei nº 4.045 de 20 de dezembro de 2016, a Lei “Ficha Limpa Municipal”.
“Por fim, informamos que o Município conta com a lei que dispõe sobre as regras para a nomeação de cargos em comissão e que na época da contratação o servidor atendia a todos os requisitos definidos na (sic) legislação. Apesar da detenção não ser resultante de sentença transitada em julgado, a Administração decidiu desligar o servidor para que ele possa tratar do assunto no âmbito pessoal”, frisa a nota oficial emitida pelo Executivo são-manuelense.
Camargo da Silva assumiu o posto de diretor (o que equivalente a secretário municipal) de segurança e trânsito de São Manuel em dezembro do ano passado. Anteriormente, integrou a Polícia Militar e Polícia Militar Rodoviária e residia no distrito de Aparecida de São Manuel.

