Quais são os cuidados com o banho de cachoeira?
Curta de forma responsável, registre memórias e sensações sem acidentes
por Patrícia Shimabuku*
Para dias em que o calor está acima da média, um banho de cachoeira é uma das opções para refrescar. Pensando nisso, compartilharemos algumas dicas de segurança àqueles que desejam usufruir as cachoeiras:
- Verifique se a cachoeira é particular ou pública. Se for particular, informe se o proprietário permite seu acesso. A invasão de propriedade particular é crime.
- Verifique a previsão do tempo. Atenção para probabilidade de chuva. Evite frequentar as cachoeiras se choveu nos dias anteriores (risco de tombos/escorregões na trilha e risco de trauma por deslocamento de pedras e galhos na queda d’água).
- Você é responsável por sua segurança. O sinal de celular nestes locais é fraco ou inexistente e o salvamento é complexo (são poucos os locais de acesso para viaturas de salvamento). Não se arrisque sem necessidade e nunca frequente esses lugares sozinho.
- Calcule o tempo total que você pretende ficar na cachoeira. Considere sempre retornar antes do pôr do sol. Avise (sempre) amigos e familiares sobre o trajeto e horário de retorno. Essas informações facilitarão o seu resgate em caso de acidente.
- Leve sempre um kit (mesmo em atividades com poucas horas de duração) com lanterna, alimento, água, protetor solar, repelente, Band-aid®, esparadrapo, Micropore® e gaze. Acondicione os itens em uma mochila ou pochete. Procure deixar as mãos livres.
- Leve um apito, em caso de acidentes, ele facilitará a localização pela equipe de salvamento. Lembre-se o barulho das águas dificultam a escuta.
- Leve uma corda e alguns dispositivos flutuadores como garrafa PET de 2L, isopor e/ou colete salva-vidas. Esses itens poderão ser utilizados em caso de afogamento. Nunca entrar na água para socorrer uma possível vítima de afogamento.
- Mantenha-se nas trilhas pré-determinadas. Não use atalhos que cortam caminhos. Os atalhos favorecem a erosão e a destruição das raízes e plantas inteiras. Não quebre ou corte galhos de árvores (não abra novas trilhas).
- Verifique suas condições de saúde e seu condicionamento físico.
- Não frequentar cachoeiras sob efeito de álcool ou drogas.
- Utilize roupas apropriadas para atividade. Não utilize chinelos ou calçados abertos.
- Evite saltos e mergulhos nas cachoeiras. Pancadas acidentais nas rochas podem ser fatais. Não utilize cipós ou cordas como balanços.
- Leve sempre anotado o número das equipes de salvamento: Bombeiro 193 e SAMU 192
A Cuesta é um daqueles lugares onde a natureza agrupou belezas naturais capazes de compor um cenário extraordinário: trilhas em mata fechada, formações rochosas, córregos e cachoeiras que encantam moradores e visitantes. Curta de forma responsável, registre memórias e sensações sem acidentes! Vamos refrescar, sem chorar!
*Patricia Shimabuku é farmacêutica industrial, professora e ativista socioambiental. Para ler todos os artigos da colunista, acesse aqui.