Black Friday: comércio adota otimismo e terá horário estendido em Botucatu
Perspectiva é que as vendas cresçam 4% em comparação com a edição de 2018
por Flávio Fogueral
Uma das datas que tem conquistado o consumidor brasileiro, a Black Friday tem perspectivas positivas de faturamento na edição de 2019. Para tanto, o comércio botucatuense adota horário diferenciado nesta sexta-feira, 29, funcionando das 9 às 22 horas.
A tendência é que a data se consolide como uma das que mais movimentam o comércio, seja na modalidade online quanto física. Segundo a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), as vendas na edição 2018 tiveram crescimento de 9,40% em comparação com o ano anterior. Isso representou vendas totais de R$ 3,05 bilhões no e-commerce e de R$ 450 milhões nas vendas em lojas físicas.
Perspectiva é que as vendas cresçam 4% em comparação com a edição de 2018, segundo pesquisa da Boa Vista SCPC. O estudo considerou ainda que pode haver equivalência nas vendas por meios físicos ou digitais. O otimismo para a data é a retomada do consumo, expansão do crédito e o incremento de dinheiro na economia, por meio da liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) por parte do governo.
A pesquisa aponta que o valor médio a ser gasto por brasileiro nesta edição da Black Friday é de R$ 1.132; sendo roupas e eletrônicos e como os produtos preferidos, seguidos por eletrodomésticos e telefones celulares.
Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Botucatu, Emílio Angella Neto, a Black Friday tem se tornado uma das datas mais representativas para o comércio, seja físico ou no e-commerce. “A Black Friday é uma data que aos poucos foi se consolidando no gosto do brasileiro e hoje não dá para imaginar o varejo sem esse incremento. Seja grandes redes de lojas ou mesmo as mais modestas, os comerciantes colocaram a data como uma das mais significativas no faturamento”, salienta.
Segundo ele, será possível ter uma prévia das vendas do Natal- período de maior volume de vendas no comércio-, justamente em um ano de recuperação da economia e de equalização de problemas locais pontuais, como a confirmação do pagamento do 13º dos servidores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e de outras esferas do serviço público e da iniciativa privada. “Após três anos apresentando dificuldades em vendas, devido a problemas de esfera econômica, o comerciante percebe certo otimismo no consumidor em comprar presentes de maior valor agregado. Para completar o cenário, temos a confirmação do pagamento do 13° salário para a Unesp, por exemplo, que dará um incremento maior ao comércio”, frisa Angella Neto.
A Black Friday nos moldes como ocorre atualmente surgiu nos Estados Unidos, na década de 1990 e foi adotada como uma grande liquidação em diversos setores do comércio a fim de limpar estoques e preparar as lojas para o Natal. No Brasil, a promoção chegou em 2010, de forma tímida, crescendo gradativamente a cada edição, com incorporação de promoções em diversos setores, seja no próprio comércio, além de empresas prestadoras de serviços.
Dicas para aproveitar a Black Friday
Para as empresas
1 Crie promoções reais na black friday
Aquela história de fazer “metade do dobro do preço” não funciona mais. A cada edição da Black Friday, o consumidor – e o Procon – está cada vez mais ligado para não cair em armadilhas. Para não ficar longe da realidade, faça uma pesquisa de mercado na concorrência, veja por quanto estão oferecendo os produtos e tente se enquadrar nos preços praticados.
2 Prepare a equipe
Se você tiver uma loja física, é preciso ter uma equipe bem preparada e com conhecimento sobre os produtos que oferece. O atendimento pode ser fator determinante para o sucesso da sua loja durante a Black Friday, por isso, você deve proporcionar sempre o melhor aos seus clientes.
Importante: os vendedores devem estar instruídos a oferecerem as promoções aos clientes além dos itens que eles estiverem procurando. Isso pode aumentar o ticket médio da sua loja.
3 Prepare sua vitrine
Para lojas físicas algo interessante é criar espaços na vitrine e no interior da loja sinalizados com produtos que estão participando da Black Friday. Além de ajudar os vendedores a direcionarem os clientes, esse tipo de iniciativa faz com que chame a atenção de quem está passando pela rua.
4 Analise seu estoque para a black friday
Faça um levantamento do que já possui e o que pretende investir. O ideal é uma conversa com seus fornecedores para verificar se eles têm capacidade de entrega para a data.
5 Invista em divulgação da black friday
É muito importante que o seu público saiba que você está participando da Black Friday. Chame a atenção da sua loja através de redes sociais, e-mail marketing, anúncios pagos, propagandas locais, etc. Você precisa dizer que está com descontos imperdíveis para que o cliente chegue até você.
Para o consumidor
1 Faça uma lista de desejos
Fique atento e saiba diferenciar o que você precisa do que você quer. Isso ajuda a determinar valores e priorizar os gastos.
2 Pesquise os preços desde já
Comece a acompanhar os valores dos produtos que você quer, se oscilaram e qual o valor mais baixo que chegaram, para saber se o desconto da Black Friday é real.
3 Estabeleça um limite de gastos
É importante calcular o quanto você pode gastar. Compras realizadas no impulso de uma “oferta imperdível” podem prejudicar suas finanças.
4 Cuidados aos sites maliciosos
As compras online só devem ser feitas em sites seguros e confiáveis, de preferência que tenham cadeado no endereço eletrônico da loja. Isso deve ajudar a evitar sites maliciosos que estão tentando obter informações pessoais;
5 Exija comprovantes
Guarde todos os registros de sua compra, como e-mails de confirmação, códigos de localização e de realização da compra.
Fontes: Sebrae e Fundação Procon