Botucatu: Hospital das Clínicas tem o primeiro caso curado de coronavirus

Paciente é um homem de 28 anos

Flávio Fogueral

O Hospital das Clínicas de Botucatu (HCFMB), unidade referência pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para o tratamento de Covid-19, doença respiratória aguda causada por coronavirus teve seu primeiro paciente com alta hospitalar.

A confirmação foi dada pelo médico infectologista Alexandre Naime Barbosa que, em sua rede social celebrou a alta do paciente, um homem de 28 anos, morador de Botucatu, que não teve o nome revelado, e não se enquadrava no grupo de risco pela idade e sem comorbidades. A contaminação, segundo o médico, teria ocorrido no próprio município, já que está configurada a chamada “transmissão comunitária”.

O homem deu entrada no hospital na segunda-feira,  30 de março, com quadro grave de insuficiência respiratória, precisando receber cuidados intensivos da equipe médica. Passou por testes que apontaram a presença do vírus SARS-Cov2, causador da Covid-19. Os exames foram realizados pelo Hemocentro do HC, unidade credenciada pelo governo paulista para esta finalidade.

A partir da quarta-feira, 1º de abril, apresentou melhora clínica, sendo que os sintomas desapareceram. Análises médicas constataram não haver mais a presença da Covid-19. A alta ocorreu na tarde de hoje, quando se completou 14 dias do aparecimento dos primeiros sintomas.

Segundo Barbosa, o paciente ficará em sua residência, recebendo monitoramento contínuo das equipes de saúde. Sua família estará também sob monitoramento para averiguar a presença ou não de algum sinal da doença.


“Nessa pandemia também temos histórias positivas, como a do nosso primeiro caso de cura em paciente COVID positivo confirmado, que recebeu alta hoje. Homem de 28 anos, completamente hígido, atleta, sem comorbidades, e que teve grave quadro pulmonar, mas que se restabeleceu bem após alguns dias de internação. Ninguém é imune ao Coronavírus, faça sua parte e fique em casa”, postou o médico.

Até está sexta-feira, 3 de abril, Botucatu tem 7 casos positivos da doença.

error: Este conteúdo é protegido contra cópia!