Funcionários da Irizar aprovam redução de jornada de trabalho e salários
Empresa implantará redução a partir de segunda-feira, 20, e será mantida até julho
por Flávio Fogueral
Outra empresa que tem implantado medidas para conter possíveis prejuízos devidos à pandemia de Covid-19, em Botucatu, é a Irizar, encarroçadora de ônibus de turismo. Após 14 dias de férias coletivas dadas aos funcionários, novas alternativas foram analisadas a fim de se evitar demissões.
Após reunião da diretoria da empresa com representantes do Sindicato dos Metalúrgicos, os colaboradores da empresa iniciaram a análise das propostas, que centravam na redução da jornada de trabalho e de 22,7% nos salários. As medidas foram aceitas por 99,7% dos funcionários, ou seja, 376 votantes.
Com isso, a empresa implantará redução de 40% na jornada de trabalho, já válida a partir de segunda-feira, 20 de abril e será mantida até julho. Por meio de nota, a Irizar do Brasil salienta que o corte nos salários será de 22,7% para os alocados na linha de produção e que estejam no teto salarial. “Isso será possível porque a Irizar utilizará os incentivos do Governo, através dos quais é paga a porcentagem de 25% sobre o seguro-desemprego e que deve ser aplicada durante a crise”, frisou a empresa.
Também ressaltou que a diretoria “se comprometeu a tentar negociar prazos maiores para o pagamento de empréstimos consignados para os funcionários que os possuem, justamente com o intuito de evitar preocupações financeiras na atual circunstância”.
Quanto ao retorno gradativo de alguns setores, a Irizar salientou que adotará as medidas de segurança e higienização, a fim de evitar possíveis contágios por Covid-19.
