Isolamento social vai a 54% no domingo; 78 mil pessoas respeitaram a quarentena em Botucatu

Isso representa que 78.840 botucatuenses respeitaram a quarentena adotada pelo governo estadual

Por Flávio Fogueral

Medida tida como essencial para evitar a disseminação e contágio da covid-19, o isolamento social voltou a apresentar alta em Botucatu. No domingo, 10 de maio, Dia das Mães, o índice chegou a 54% segundo o Sistema de Monitoramento Inteligente (SMI) do governo do estado.

Isso representa que 78.840 botucatuenses respeitaram a quarentena adotada pelo governo estadual, que vai até 31 de maio. O valor registrado ontem representa alta de 4% (5.840 pessoas) em comparação com o sábado. O cálculo é feito por meio de projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de que Botucatu tem 146 mil habitantes.

O isolamento social é estratégico pelo governo e órgãos internacionais como a Organização Mundial da Saúde (OMS) para coibir a proliferação da covid-19, doença respiratória causada pelo novo coronavírus.

Estes indicadores são medidos pelo governo paulista em 104 cidades acima de 70 mil habitantes, por meio da análise de mobilidade dos telefones celulares. As informações são aglutinadas e anonimizadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário. Os dados de georreferenciamento servem para aprimorar as medidas de isolamento social para enfrentamento ao coronavírus.

Botucatu contabiliza 104 casos confirmados de covid-19 com 5 óbitos. Trinta pessoas foram curadas da doença.