O documento, de número 392/2020, foca o pedido em específico na acessibilidade aos veículos
Por Flávio Fogueral
O vereador Carlos Trigo (PDT) teve requerimento aprovado na última sessão da Câmara de Botucatu, onde solicita informações a respeito da manutenção dos ônibus no sistema de transporte coletivo. O documento, de número 392/2020, foca o pedido em específico na acessibilidade aos veículos.
Com a aprovação do legislativo botucatuense, as empresas concessionárias do transporte coletivo (Stadtbus e Reta Rápido), terão quinze dias para informar se estão “realizando a manutenção dos elevadores para cadeirantes nos ônibus”. O requerimento ainda frisa que a fiscalização do Poder Público informe “quanto ao correto funcionamento dos elevadores seja intensificada, visando garantir a acessibilidade do deficiente físico ao transporte público”.
“Fui procurado por cadeirantes, reclamando que em alguns ônibus do transporte coletivo o equipamento (elevador) não está funcionando, impedindo que o usuário com deficiência se utilize do transporte coletivo. Esta situação faz com que o cadeirante tenha que ficar mais tempo no ponto de ônibus, aguardando um próximo veículo em que o dispositivo esteja funcionando, atrasando assim os seus afazeres e a sua volta mais cedo para a casa”, frisa Trigo na justificativa apresentada no requerimento.
O atual sistema de transporte público consiste em 43 linhas operantes em dois blocos distintos, que não concorrem entre si.