Shopping Botucatu continuará com sistema drive thru, mesmo com alerta do governo do Estado
Por Botucatu estar na Fase 1, vermelha, o Shopping não teria permissão para abrir as portas aos clientes
Da Redação
Após o alerta do governo do Estado sobre o impedimento de atendimento ao público, o Shopping Botucatu deverá continuar com as atividades de drive thru aos clientes.
A confirmação foi dada pelo empreendimento a uma reportagem da Rede Globo exibida na manhã desta sexta-feira, 3 de julho. Segundo a reportagem, o shopping ainda não “havia sido notificado a respeito da proibição”.
Devido ao Plano SP de flexibilização das atividades econômicas, há restrição no funcionamento de alguns segmentos. Por Botucatu estar na Fase 1, vermelha, o Shopping não teria permissão para abrir as portas aos clientes, sendo permitida apenas a entrega por delivery. Em nota, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento frisa que as atividades estão proibidas nesta etapa do plano. “Os municípios que desrespeitarem o protocolo de reabertura gradual da economia do estado, conforme consta no Plano, estarão sujeitos a ações propostas pelo Ministério Público”, salienta o órgão estadual.
Já a Prefeitura de Botucatu ressaltou que “está avaliando o procedimento adotado pelo estabelecimento junto aos órgãos competentes”.
O descumprimento da Fase 1 pode acarretar sanções desde multa a cassação do alvará de funcionamento.
Botucatu chegou a 701 casos confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia, com 15 óbitos.

Pelo sistema adotado pelo shopping, os carros terão permissão para passar pelos corredores do empreendimento, com todas as medidas de segurança e higiene necessárias, para buscar suas compras. Atendimento ocorre das 11 as 20 horas.
Os pedidos, escolhas de produtos e compra devem ser feitos antecipadamente pelos canais de cada loja ou pelo Marketplace do Shopping, e o Drive Thru feito apenas para retirada. A prova de roupas ou análise das peças não será autorizada.
Para a ação, haverá sinalização adequada de velocidade e sentido do fluxo, além de regras de conduta. O limite de velocidade será de 5 km/h e serão permitidos veículos com altura máxima de 2 metros e largura de 2,30 metros, com a luz de farol baixa ligada. Como medida de segurança, carros movidos a diesel e todos os tipos de motocicleta serão proibidos.
Será estritamente proibido sair do automóvel (com exceção de bombeiros, seguranças e lojistas, que poderão circular pelos corredores) e estará vetada a aceleração brusca. O uso de máscaras, mesmo dentro do carro, também será obrigatório. Os banheiros permanecerão fechados.
Antes da entrada do veículo no interior do estabelecimento, haverá uma triagem analisando:
– Condições higiênicas do carro;
– Se houver fumaça saindo do veículo, não será permitida a entrada;
– Se for detectado vazamento de óleo, o carro não terá permissão para prosseguir.

