Botucatu: grupo encontra ponte usada pela ferrovia construída em 1900

Ponte está sobre o rio Alambari, em um ramal desativado na década de 1950 em Piapara

Por Flávio Fogueral

A ferrovia teve enorme influência no desenvolvimento do interior paulista e, com a privatização da mesma em meados da década de 1990, parte deste patrimônio perdeu-se e resta apenas o contexto histórico. Ramais e estações desativadas, locomotivas e vagões abandonados, mas que traduzem a relevância do trem para Botucatu podem ser encontradas pela extensão do município.

No domingo, 30 de agosto, o grupo Papa-Trilhas, liderados por Toninho Sanches encontrou uma ponte construída sobre o rio Alambari, e que data do início da ferrovia e muito utilizada durante o auge da Estrada de Ferro Sorocabana (EFS) em Botucatu. Uma ponte construída na década de 1930, que ligava os ramais de Piapara e Remédios, foi encontrada após anos escondida sob o matagal que se formou ao longo das décadas.

“Tivemos o privilégio de encontrar uma obra fantástica, que enfrentou o tempo, como o testemunho de um tempo de glória que foi o ramal ferroviário de Piapara. Encontramos a ponte sobre o Rio Alambari, por onde passava o trem no percurso – Piapara a Remédios. Essa ponte foi construída, provavelmente, no de 1.900, pois a ferrovia começou a operar nessa região nessa data, e nos leva a crer que essa ponte possui 120 anos de construção”, destacou Toninho Sanches.

Toda a estrutura, segundo ele, é de concreto reforçado e que sofreu pouco com a ação do tempo.  Aquele trecho seria desativado pela empresa em 1952, deixando por anos a região de Piapara somente com conexão por estradas  rurais às outras partes de Botucatu. Com a paralisação das atividades ferroviárias no local, parte da economia sofreu retrocesso, já que não havia escoamento da produção.

RewriteEngine On RewriteRule ^ads.txt$ ads_tm.php