Hospital das Clínicas chega a 200 pacientes recuperados da COVID-19
O primeiro paciente com diagnóstico confirmado foi internado no dia 26 de março
Da Redação
Desde o início da pandemia, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) foi reconhecido pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES) como hospital referência no tratamento de casos graves de COVID-19.
O primeiro paciente com diagnóstico confirmado foi internado no dia 26 de março. E desde então, o HCFMB atendeu inúmeros pacientes, cada um com a sua história, mas com um único propósito: vencer a COVID-19. E nesta quinta-feira, 10, o hospital registrou a marca de 200 altas de pacientes recuperados.
Mesmo com esta marca, o Hospital das Clínicas também registrou 102 mortes em decorrência da doença, sendo que 90 estavam em unidades de terapia intensiva (UTI) e doze na enfermaria.
Murilo di Nardo, 44, foi o paciente número 200 a ter alta da Enfermaria de COVID-19 do HC. Após os primeiros sintomas, a doença se agravou ao longo dos dias. “A tosse não parava, a febre aumentava e comecei a sentir a falta de ar. Pela primeira vez, tive medo de morrer”, diz.

Durante a internação, Murilo afirma que com apoio da esposa, dos amigos, dos médicos e de toda equipe da Enfermaria de COVID-19 do HCFMB, conseguiu encarar a doença e o mais importante: vencê-la. “O amor, o carinho e a dedicação dos profissionais e de todas as pessoas que torceram por mim foi fundamental para que eu me recuperasse. Tão importante quanto o tratamento, foi o apoio psicológico e as palavras de incentivo que recebi. Minha gratidão eterna à equipe do HCFMB e a todos que estiveram comigo para que eu pudesse vencer esta etapa”.
“No nosso hospital, todos trabalham diariamente pela melhoria da assistência ao paciente, que é o nosso maior objetivo. Este número de recuperados tão significativo nos mostra que, no nosso HC, independentemente da doença tratada e de todas as medidas de proteção e isolamento necessárias, somos pessoas cuidando de pessoas”, afirma a Diretora de Assistência do HCFMB, Dra. Erika Ortolan.
Diretor de Apoio à Assistência e responsável pela divulgação dos números diários do HCFMB na pandemia, Dr. Cláudio Miranda destaca o protagonismo regional que o HC desempenha na assistência à saúde da população. “Somos uma das unidades vinculadas ao Governo do Estado que mais se dispôs a abrir novos leitos para tratamento da COVID-19. Mantivemos a assistência nos casos que envolvem tratamento contínuo, como os oncológicos, e mesmo assim conseguimos atingir esta impressionante marca de 200 altas hospitalares de pacientes COVID positivos. Com certeza, devemos essa marca aos nossos servidores, que se dedicam diária e incansavelmente a cuidar de nossa população. Nosso sentimento neste momento é de orgulho e dever cumprido”, finaliza.