Prefeito e empresários discutem adoção da Fase Vermelha do Plano SP em Botucatu
Novo decreto local deve ser emitido nas próximas horas
Da Redação
O prefeito Mário Pardini (PSDB) reuniu-se na tarde deste domingo, 24 de janeiro, com empresários de Botucatu para debater pontos a serem adotados na Fase Vermelha do Plano SP. A reunião, realizada no Teatro Municipal, traçou o panorama a ser adotado a partir desta segunda-feira, 25 de janeiro, quando passa a vigorar a nova classificação.
Nela, medidas mais restritivas quanto a circulação de pessoas ou funcionamento de atividades econômicas, tendo em vista a contenção da propagação da Covid-19. Na fase mais restritiva (vermelha), somente atividades essenciais — como supermercados e farmácias — poderão funcionar. Bares, restaurantes, padarias e similares poderão trabalhar apenas com sistema de delivery, drive-thru e take away (retirada); todas as demais atividades devem estar fechados para atendimento ao público.
Pelo acordado entre empresários presentes ao encontro e o Poder Público, o Plano SP será seguido. No entanto, algumas mudanças podem ocorrer em âmbito local como a permissão para que o comércio possa funcionar aos finais de semana e/ou feriados em caso de dias fechados durante dias úteis. Pode, ainda, haver concessão de que o horário de funcionamento no sábado e domingo também possa ocorrer nas fases menos restritivas. Outra alternativa aventada é a suspensão de pontos facultativos onde o comércio já não funcionaria, como no Carnaval.
No entanto, as medidas para vigorar precisam ser oficializadas por meio de decreto, que deve ser emitido ainda neste domingo ou na segunda-feira, 25 de janeiro. A determinação estadual, assinado pelo governador João Dória, já está em vigor.
Cidade viu a Pandemia acelerar nas últimas semanas, com mais de mil casos nos primeiros dias de 2021. Além disso, treze das 70 mortes ocorreram em janeiro.
*Atualizado às 16h15 de 24 de janeiro de 2021 para acréscimo de informações.