Bauru retoma tratativas para a implantação de um campus do Instituto Federal
Ministério já assegurou que a implantação de um campus em Bauru é viável, pois as etapas iniciais já foram cumpridas
Da Redação
A prefeita Suéllen Rosim retomou as tratativas do município com o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) para a implantação de um campus da instituição em Bauru. As conversas foram retomadas no começo de junho, durante visita da prefeita a Brasília, em reunião com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Wandemberg Venceslau Rosendo dos Santos, e com o ministro da Educação, Milton Ribeiro.
Nesta quarta-feira (30), o assunto foi novamente discutido, desta vez em reunião na Prefeitura de Bauru, com a presença da prefeita, do secretário de Planejamento, Nilson Ghirardello, e do Reitor do IFSP, Silmário Batista Santos. O diretor de Infraestrutura e Expansão da entidade, Fernando C. P. Gomes, também acompanhou o encontro.
O Ministério já assegurou que a implantação de um campus em Bauru é viável, pois as etapas iniciais já foram cumpridas, há alguns anos. O principal desafio agora é encontrar uma área para abrigar o campus. Na reunião desta semana, foram consideradas duas possibilidades.

A primeira é o IFSP seguir com as obras na avenida Nações Unidas Norte, que estão paradas. A área foi cedida pelo município, e como as obras pararam, há um entrave jurídico, com o retorno do espaço ao município sendo discutido na Justiça. Se o interesse for pela retomada das obras, será necessário um acordo entre o IFSP e o município.
A outra possibilidade é o uso de um prédio pronto, de preferência já pertencente ao município. Nas duas situações, o IFSP estima um prazo de um ano e meio para a conclusão das obras e adequações, que podem chegar a R$ 25 milhões, para receber cerca de 1.200 alunos, 70 docentes e 45 servidores técnicos e administrativos, quando o campus estiver com sua plena capacidade. A definição de quais cursos devem ser oferecidos vai ocorrer após a escolha da área que receberá o IFSP em Bauru, analisando as características da região para o mercado de trabalho.
