Primeiro caso da doença foi identificado em agosto
Da Redação
A Secretaria de Saúde de Botucatu confirmou nesta quarta-feira, 20 de outubro, casos positivos de cinomose, doença altamente infecciosa e que pode levar cães a morte, no canil municipal.
Segundo a pasta, em comunicado conjunto com a Organização Social de Saúde (OSS) Pirangi, o primeiro caso foi identificado em agosto. A transmissão da mesma ocorre por vias aéreas. Até o momento nove animais estão positivos para a doença, sendo necessária a eutanásia dos mesmos. Medida foi tomada devido ao grau de infecção dos cães.
A cinomose é uma doença viral causada pelo vírus CDV, ou Canine Distemper Virus, também conhecido em português como o “vírus da esgana canina”. Altamente contagiosa, a cinomose canina afeta principalmente filhotes ou outros canídeos com o sistema imunológico debilitado.
Alguns sinais característicos de cinomose, como febre, diarreia, vômitos, diminuição ou ausência total de apetite, secreção nasal, tosse, respiração curta e dificultada, conjuntivite seca, tremores musculares e convulsões. Recomendação é procurar atendimento médico veterinário imediato e evite que o mesmo tenha contato com outros animais. A melhor maneira de prevenir a cinomose é através de uma vacina específica, a V8 e V10.
Leia o esclarecimento da Pirangi aqui.
Leia as recomendações da Secretaria da Saúde aqui.