Bosque do Carmeluche, na Cohab 4, ainda aguarda reparo dos estragos provocados pelas chuvas de outubro

Bosque, de 12.118,68 m² está localizado na confluência da rua Layre Colino e travessa Victorio Madarena

Por Flávio Fogueral

As chuvas do final de outubro provocaram diversos danos a espaços públicos e privados de Botucatu. Isso fez com que a demanda por manutenção de praças aumentasse na Cidade. Um desses locais é o Bosque do Carmeluche, no Conjunto Habitacional Antonio Hermínio Delevedove (Cohab 4), região Leste.

O bosque, de 12.118,68 m² e localizado na confluência da rua Layre Colino e travessa Victorio Madarena, é utilizado por moradores da região, e possui vista privilegiada para a cuesta de Botucatu. Passou em 2013 por processo de revitalização recebendo alambrado, iluminação pública e pista de caminhada. Ao longo dos anos, ganhou acréscimo de uma academia ao ar livre.

É neste último item que as chuvas mais afetaram. Devido à força do vento e a falta de conservação, três árvores caíram completamente, danificando alguns dos aparelhos, que já apresentavam sinais prévios de falta de manutenção. Alguns troncos e galhos encobriram completamente trechos da pista e da academia.

Apesar de haver algumas faixas de interdição, o bosque vizinho ao Ecoponto da região continua aberto ao público. Em alguns pontos o alambrado também foi cortado. Ainda é possível visualizar árvores cujas raízes foram arrancadas.

Em nota, a Prefeitura de Botucatu salientou que as demandas surgidas por causa da chuva de 27 de outubro continuam a serem atendidas pela Zeladoria Municipal e que nos próximos dias deve ocorrer a manutenção devido no bosque.