Thais Thomaz Queluz é a nova professora emérita da Medicina/Unesp
Helena é a 36ª a atingir o grau de emérita dentro da instituição
Da Redação
Na tarde de terça-feira, 21 de dezembro, na Sala da Congregação da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/UNESP), a professora titular aposentada do Departamento de Clínica Médica, Thais Helena Abrahão Thomaz Queluz recebeu o título de Professora Emérita. A honraria é conferida aos docentes que atingiram alto grau de projeção no exercício de sua atividade acadêmica.
A professora Maria Cristina Pereira Lima, diretora da FMB, presidiu a mesa dos trabalhos. A cerimônia contou com as presenças de docentes, servidores, colegas de departamento e familiares da homenageada. A professora Thais Helena é a 36ª a atingir o grau de emérita dentro da instituição.
Currículo
Thais Helena Abrahão Thomaz Queluz é pneumologista, mestre em Pneumologia pela UNFESP/EPM (1978), doutora em Fisiopatologia em Clínica Médica pela Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP (1987) e Livre-docente em Pneumologia pela mesma instituição (1996). Foi Research Assistant Professor da State University of New York at Buffalo (1988-1989) e Research Fellow da Scripps Clinic Research Foundation (1990). Foi Professora Titular do Departamento de Clínica Médica da FMB-UNESP de 2004 a 2018.
Sempre trabalhou em regime de tempo integral e dedicação exclusiva, exercendo atividades de ensino, pesquisa e extensão. Publicou diversos artigos em periódicos especializados, resumos em anais de eventos e vários capítulos de livros, bem como diversos artigos de divulgação e produção técnica. Participou de eventos científicos no Brasil e no exterior.
Orientou dissertações, teses e trabalhos de iniciação científica na área de Medicina. Recebeu prêmios e homenagens. Em suas atividades profissionais interagiu com mais de uma centena de colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.
Na contextualização de sua produção científica e tecnológica em seu currículo Lattes os assuntos mais frequentes são as doenças dos vasos pulmonares (tromboembolia pulmonar, hipertensão pulmonar e vasculites pulmonares) e uso racional de medicamentos.
Foi representante do MEC no Comitê Nacional para Promoção do Uso Racional de Medicamentos de 2007 a 2013 e por quase 20 anos participou frequentemente das reuniões do Comitê da Medicina I da CAPES para avaliação de programas de pós-graduação da área. Em abril de 2018 encerrou suas atividades e aposentou-se da Universidade.
Professores Eméritos da Faculdade de Medicina (Ordem Alfabética)
Alvaro Oscar Campana (Falecido)
Antonio Carlos Cicogna
Armando Alves (Falecido)
Arthur Roquete De Macedo
Augusto Cezar Montelli
Beatriz Bojikian Matsubara
Carlos Gomes De Araújo (Falecido)
Carmen Maria Casquel Monti Juliani
Cecilia Magaldi (Falecida)
Cleide Enoir Petean Trindade (Falecida)
Dináh Borges De Almeida
Domingos Alves Meira (Falecido)
Eder Trezza
Ercilia Maria Carone Trezza
Francisco Humberto De Abreu Maffei
Giesela Fleischer Ferrari
Helga Verena Leone Maffei
Joel Spadaro
José Carlos Souza Trindade
José Reinaldo Cerqueira Braz
Kunie Iabuki Rabello Coelho
Laurival Antonio De Luca (Falecido)
Luiz Antonio Vane
Luiz Shiguero Matsubara
Marcello Fabiano De Franco (Falecido)
Marco Aurélio De Carvalho Anselmo (Falecido)
Marilza Vieira Cunha Rudge
Mário Rubens Guimarães Montenegro (Falecido)
Neuza Lima Dillon (Falecida)
Paulo Eduardo De Abreu Machado (Falecido)
Pedro Thadeu Galvão Vianna
Shoiti Kobayasi
Thais Helena Abrahão Thomaz Queluz
Vitor Augusto Soares (Falecido)
William Saad Hossne (Falecido)
Yara Marcondes Machado Castiglia