Escola Sophia de Botucatu leva turmas de formandos para Museu Catavento de ciências em São Paulo

Escola estadual conquistou verba para viagem pedagógica com turmas dos nonos e terceiros anos

Por Vinícius Nunes Alves* e Thiago Henrique Diniz**  

Na terça-feira (14), a Escola Estadual Profª Sophia Gabriel de Oliveira levou estudantes formandos dos nonos anos do ensino fundamental II e dos terceiros anos do ensino médio para São Paulo. A equipe gestora e diversos professores da escola acompanharam um total de aproximadamente 80 estudantes, sendo quase metade em cada série e em dois ônibus. No roteiro da viagem pedagógica, o Catavento Museu de Ciências foi a atração principal com mais tempo de duração e certamente é um lugar que pode ser desfrutado por um dia inteiro.

Logo na área externa, já se pode ver algumas atrações interessantes, como câmara de ilusão óptica de mudar de tamanho, concha de cochichar, avião DC-3 modelo militar usado na Segunda Guerra Mundial. A área interna é dividida em quatro grandes estações: Universo, Vida, Engenho e Sociedade. A diversidade de temas abordados é enorme, alguns deles são evolução biológica, biomas brasileiros, reservas extrativistas, energia alternativa, dinossauros do Brasil, espécies ameaçadas de extinção ou até já extinta como o tigre dente de sabre, aquecimento global (ou mudanças climáticas), maravilhas das Américas, corpo humano, aves do Brasil, Astronomia (e não Astrologia), corpo humano, célula, DNA.

Não faltam questões curiosas no museu, como saber que Brasil é campeão mundial em raios, experimentos de eletromagnetismo, de luz e de óptica que mostram como vemos o mundo através de nossos limitados sentidos humanos, ou mesmo saber quanto você pesa em cada planeta do sistema solar (maior o planeta: maior o peso). Tudo com direito à explicação científica.  

Na sequência, a escola fez uma visita guiada no 1º Batalhão de Polícia de Choque – Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (ROTA), onde as turmas foram recebidas por dois Cabos que explicaram um pouco da história, do simbolismo, dos monumentos, dos aparatos de trabalho e dos espaços físicos da ROTA.  O último ponto de parada ficou para o maior estádio particular do Brasil – o Morumbi que é a casa do São Paulo FC, onde especialmente os estudantes são paulinos adoraram dar uma volta de 360º no estádio por dentro.

A Escola Sophia pertence à Diretoria de Ensino da Região de Botucatu, interior de São Paulo, e tem como dirigente Rosilene Aparecida Palugan Vargas. A viagem pedagógica foi aprovada através do Programa Dinheiro Direto na Escola Paulista (PDDE Paulista), para o qual a escola inscreveu um projeto encabeçado pelos professores de Física e de Língua Portuguesa.

A vice-diretora Késia de Oliveira Ferreira Martins estimula anualmente que a escola reserve parte da verba para viagens educacionais. Para Késia, “essas são oportunidades para os estudantes vivenciarem que tudo o que aprendem na sala de aula pode ganhar vida”. Experiências como a do Museu Catavento contribuem para o desenvolvimento dos jovens – “ao perceberem Física, Geologia e outras ciências explicando e interagindo com seu dia a dia, os interesses dos jovens aumentam, inclusive no sentido de quererem criar um mundo melhor”, acrescenta Késia.

Vale mencionar também o empenho da diretora Deborah Rizzo de Aléssio, do vice-diretor André Ricardo Pescatori, e dos professores coordenadores gerais Ana Lúcia Uccelli e Valter Juliano Ceranto na organização e efetivação da viagem pedagógica junto aos estudantes e corpo docente da unidade escolar.

*Vinícius Nunes Alves é Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas – IBB/UNESP.  Mestre em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais – Inbio/UFU. Especialista em Jornalismo Científico – Labjor/UNICAMP. É membro colaborador do Blog Natureza Crítica – divulgação científica em meio ambiente. Professor Escolar da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

**Thiago Henrique Diniz é Licenciado em Ciências Biológicas – IBB/UNESP e Graduado em Biologia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC-Portugal). Mestre em Educação – FC/UNESP. Especialista (MBA) em Gestão Escolar – Esalq/USP. É Professor da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, da Escola Anglo de São Manuel e da Escola Cepra de Botucatu.

RewriteEngine On RewriteRule ^ads.txt$ ads_tm.php