Jardim Botânico da Unesp será área para observação de aves em Botucatu
Programação de observação de aves no Jardim Botânico será retomada em 2022
Da Redação
Em uma manhã ensolarada, no dia 10, ocorreu a primeira passarinhada com o grupo “Observa Botucatu” e outros visitantes. Durante a solenidade de abertura, o vice-diretor do Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu (IBB), Willian Zambuzzi, e a secretária municipal de Turismo, Roberta Sogayar, anunciaram que o Jardim Botânico será mais um hotspot para observação de aves em Botucatu.
Os hotsposts, também chamados de hotspots de biodiversidade, podem ser definidos como áreas de grande biodiversidade, ricas principalmente em espécies endêmicas e que apresentam um alto grau de ameaça. Essas áreas são locais que precisam de atenção, sendo consideradas prioritárias nos programas de conservação.
Em outubro de 2021 a prefeitura lançou o Programa “Botucatu: cidade observadora de aves” reunindo os ornitólogos da cidade para estimular o aviturismo. O projeto de extensão do IBB “Passarinhando: educação ambiental e conservação” também foi convidado para atuar no movimento de observação de aves livres na Natureza contribuindo com o componente formativo e educativo.
A professora Silvia Mitiko Nishida, coordenadora do projeto Passarinhando, mencionou que no JB já foram registradas 181 espécies de aves, desde 2012. Comentou ainda que, além das mudanças sazonais de paisagem no JB, ocorrem visitas de aves migratórias como do sovi e do caneleiro-de-chapéu-preto que se reproduzem por lá e que encantaram a fotógrafa profissional da Natureza, Kacau de Oliveira. “Pode-se observar o movimento de florescer das ninféias no lago, que é acompanhado pela jaçanã, pato-do-mato ou do irerê, ou também observar o soldadinho, tiê-preto, os sabiás na pixirica-amarela fazendo o banquete”, disse a professora.
“O Jardim Botânico nasce em meio a uma natureza exuberante e congrega um verdadeiro museu e laboratórios ao ar livre. Abrir o JB para o público é firmar nosso compromisso com a sociedade botucatuense, oferecendo-lhes espaços para caminhadas, observação de aves e contemplação da natureza, conjunto que só vemos por aqui”, disse o vice-diretor do IBB, Zambuzzi.
A programação de observação de aves no Jardim Botânico será retomada no ano que vem. Quem tiver interesse em passarinhar com a equipe do Passarinhando, é só entrar em contato pelo Instagram: @passarinhandobotucatu







