Botucatu volta a ter moradores internados pela Covid-19 após 17 dias; total de pessoas em quarentena domiciliar sobe 35% em 24 horas

Dois pacientes estão sob cuidados, sendo que um no Hospital das Clínicas e outro na rede privada

Da Redação

Botucatu voltou a registrar moradores internados em hospitais para tratamento da Covid-19, após ter zerado este número durante dezessete dias. Informação consta em boletim emitido na noite desta terça-feira, 4 de janeiro, pela Secretaria Municipal de Saúde.

Dois pacientes estão sob cuidados médicos, sendo que um no Hospital das Clínicas e outro na rede privada de Saúde. Este último, inclusive, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). As autoridades também receberam a confirmação de 44 botucatuenses com diagnósticos positivos para o novo coronavírus.

O número de moradores em quarentena domiciliar obrigatória cresceu 35% em 24 horas, passando de 94, na segunda, para 127 nesta terça. Mesmo com o crescimento no número de casos, que chegou ao acumulado de 18.890 desde o início da pandemia, não há registro de mortes pela doença há quase dois meses. Ao todo, 322 pessoas perderam a vida em decorrência do vírus SARS-Cov2.

A queda  na mortalidade deve-se à aceleração da vacinação, sendo que Botucatu já aplicou 368.245 doses, entre 1ª, 2ª e a dose de reforço. Já o aumento dos casos pode estar atrelado à variante Ômicron, mais contagiosa e que, no dia 31 de dezembro, teve sua confirmação em cinco botucatuenses.