Botucatu: casos de Covid-19 crescem 709% em apenas uma semana e se torna o pico de transmissão da doença em toda a pandemia

Foram 1919 pessoas que tiveram diagnóstico positivo do novo coronavírus no período entre 9 e 15 de janeiro

Da Redação

A presença da variante ômicron da Covid-19 tem provocado aumento significativo no número de casos  em Botucatu, fazendo com que a cidade atingisse seu maior índice de contágio pela doença. É o que aponta o boletim epidemiológico semanal divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde no sábado, 15 de janeiro.

De acordo com o informe, foram 1919 pessoas que tiveram diagnóstico positivo do novo coronavírus no período entre 9 e 15 de janeiro. No período anterior, no entanto, o acumulado foi de 238 novos casos. O resultado obtido nesta semana é considerado o maior de toda a pandemia, superando o pico anterior, que foi em junho de  2021.

“É o maior número de casos já registrados em toda a pandemia. Se considerarmos o pico anterior de casos, em 12 de junho de 2021, foram 988 confirmações. Isso dá um aumento de 94% somente comparando esses dois períodos”, salientou o secretário municipal de Saúde, André Spadaro.

Segundo ele, a variante ômicron tem sido determinante para a expansão do contágio. “Os principais pulares da pandemia continuam sendo o rigor nos protocolos sanitários, evitar aglomerações; ampliar a testagem de pessoas com sintomas. Mesmo com as dificuldades de encontrar os testes, continuamos a fazer essas análises. Também precisamos ampliar ainda mais a cobertura vacinal, principalmente a dose de reforço”, salientou o secretário.