Botucatu: vacinação em crianças de 5 a 11 anos terá início nesta segunda (17)

Expectativa é vacinar mais de 9 mil botucatuenses nesta faixa etária

Da Redação

Botucatu inicia nesta segunda-feira, 17 de janeiro, a vacinação contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos, conforme anunciado pelo secretário municipal de Saúde, André Spadaro, em entrevista a uma rádio local.

Segundo o gestor, toda ação ocorrerá no Espaço Saúde, na Avenida Santana, das 8 às 16h30. Expectativa é que mais de 9 mil botucatuenses nesta faixa etária sejam contemplados com a vacina pediátrica da Pfizer, autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Neste primeiro momento serão priorizadas crianças com comorbidades e deficiência permanente, além de indígenas e quilombolas. Em outra oportunidade a ação será estendida para as demais.

São consideradas comorbidades: diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, doença cerebrovascular, doença renal crônica, imunossupressão, hemoglobinopatias graves, obesidade mórbida, Síndrome de Down, cirrose hepática, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, insuficiência cardíaca (IC), cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, e doenças neurológicas crônicas.

No ato da vacina a criança precisa estar acompanhada dos pais ou responsáveis, ou apresentar Termo de Assentimento preenchido e assinado disponível no site da Prefeitura (botucatu.sp.gov.br). Além disso, os pais devem levar o CPF da criança e o RG.

As crianças portadoras de comorbidades e deficiências precisarão também apresentar comprovantes clínicos, como receitas, indicação médica, comprovante do BPC (Benefício de Prestação Continuada), entre outros.

Orientações

– Se a criança teve ou está com Covid-19, a mesma deverá aguardar o intervalo de 30 dias para receber a vacina;

– Neste momento, será necessário aguardar o intervalo de 15 dias entre a vacina Covid-19 e outras do calendário vacinal da criança;

– Após a vacinação, a criança deverá permanecer na Unidade de Saúde em observação por 20 minutos;

– Para agilizar o processo de vacinação na Unidade de Saúde, os pais ou responsáveis podem fazer o pré-cadastro da criança no site www.vacinaja.sp.gov.b e clicar na aba laranja (crianças até 11 anos).

error: Este conteúdo é protegido contra cópia!