Botucatu: ruas no Altos da Serra viram depósitos de entulho e lixo

Moradores reclamam de acúmulo de material descartado, que vão desde entulho a móveis, roupas e lixo doméstico

Da Redação

Uma situação que tem se tornado corriqueira para moradores da região do Altos da Serra, na região Sul de Botucatu, é encontrar algumas de suas ruas repletas de lixo doméstico, entulho e outros materiais diversos.

Com a falta de ecopontos ou mesmo espaços públicos para esta finalidade, moradores tanto do bairro quanto de outras regiões têm levado os materiais como colchões, móveis quebrados, roupas, tijolos, madeiras e até lixo doméstico às ruas 12 e na Rua Plínio Ferraz Pinto. Os materiais contrastam com o mato que cresce no período de chuva. A região não possui construções no entorno por ter pendências judiciais.

Uma moradora, que preferiu não se identificar disse que é frequente o descarte de materiais, principalmente no período da noite. Ela frisa que é comum ver caminhonetes e pequenos caminhões descarregando os materiais. “A gente sempre liga na Prefeitura e eles vêm e limpam. Mas dá alguns dias e voltam a jogar as coisas aqui”, diz.

Procurada, a Prefeitura de Botucatu informou que  uma equipe da Zeladoria estará no local para tomar as medidas necessárias. A Guarda Civil Municipal também será acionada para apurar os descartes irregulares e identificação de possíveis responsáveis.

O descarte irregular de lixo e entulho pode gerar sanções como multa de R$ 600. Toda esta penalidade está descrita na Lei Municipal nº 6.057/2019 e denúncias podem ser feitas à Guarda Civil Municipal, pelo telefone 199.

Em 2021 foram realizados 85 chamados à GCM relativas ao descarte irregular de materiais, sendo elaborados no total 11 boletins de orientação e lavradas 3 autuações. Pelo Altos da Serra houve uma Orientação, a qual foi cumprida a determinação da equipe.

error: Este conteúdo é protegido contra cópia!