Botucatu: requerimento volta a pedir instalação de posto para emissão de passaporte
Texto é direcionado ao superintendente da Polícia Federal do Estado de São Paulo
Da Redação
A possibilidade de emissão de passaportes ser feito diretamente em Botucatu voltou a ser pauta da Câmara de Botucatu. Requerimento do vereador Marcelo Sleiman (DEM), aprovado na sessão de segunda-feira, 14 de fevereiro, solicita, novamente, a implantação de um posto da Polícia Federal ou convênio para que a população possa obter o documento sem deslocamento até Bauru.
O pedido consta no Requerimento 44/2022, aprovado. O texto é direcionado ao superintendente da Polícia Federal do Estado de São Paulo, justificando que Botucatu concentra os atributos necessários para receber o equipamento como localização geográfica, quantidade populacional acima de 150 mil habitantes, bem como a possibilidade de sediar nova configuração regional por parte do governo paulista.
Sleiman ainda justifica a praticidade com a qual a implantação de um posto terá ao município, caso seja instalado em um empreendimento comercial, como ocorre em outras cidades paulistas. “O documento é emitido pela Polícia Federal e o interessado tem que comparecer a um de seus postos duas vezes: uma para tirar as digitais e fazer a foto e outra apenas para retirar o passaporte. Porém, antes do atendimento presencial, o interessado terá que preencher os
dados eletronicamente no site da Polícia Federal, pagar a taxa à União e, somente após isso, agendará o atendimento em um dos postos da Polícia Federal”, apresentou o vereador no requerimento.